Premiação foi entregue nesta quinta-feira para a ex-presidente da Escola Luciane Tokarski
A Escola do Legislativo de Tubarão foi premiada como destaque em melhores práticas nesta quinta-feira, dia 12. Das 38 escolas vigentes do legislativo em Santa Catarina, Tubarão ficou entre as três melhores em boas práticas.
A premiação foi entregue para a ex-vereadora Luciane Tokarski, que representou o legislativo tubaronense no 3º Encontro de Escola dos Legislativos Municipais, na Assembleia Legislativa.
O evento é promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e conta com apresentações culturais, palestras, mesas de debates e exposições de experiências exitosas. Entre os temas abordados estiveram a importância da educação legislativa, e perspectivas e desafios das escolas dos legislativos municipais.
A ex-presidente ressaltou a trajetória da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Tubarão, criada em 2017, com o objetivo de oferecer capacitação aos agentes políticos, servidores públicos e aos cidadãos, promovendo profissionalização e fortalecendo a democracia, a formação política e a educação para a cidadania.
Nos últimos anos foram executados inúmeros programas de ensino, cursos, palestras, workshop, seminários e muitas outras ações.
Um dos destaques foi a promoção de eventos sobre a identificação precoce dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. A Escola do Legislativo de Tubarão realizou encontros com pais e responsáveis, professores da rede municipal de ensino, profissionais da área da saúde e o primeiro seminário para acadêmicos de medicina e ainda, o apoio a qualificação de todos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Tubarão.
“A aproximação das atividades parlamentares da comunidade, principalmente das crianças e adolescentes, através de visitas técnicas à Câmara, apresentação das ações legislativas e simulação de sessão legislativa foram experiências incríveis e motivadoras. Um trabalho intenso, produtivo e com a participação de muitos por um bem maior: cuidar da nossa população com responsabilidade e qualidade, procurando entregar sempre o melhor que sociedade merece”, enfatizou Luciane Tokarski.
Encontro na Alesc
A abertura do encontro contou com uma apresentação da diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, que destacou a importância da atuação das entidades no âmbito municipal.
“Queremos estimular os municípios a atuarem cada vez mais efetivamente, reconhecendo a atuação das escolas do legislativo no sentido de aproximar o Parlamento da sociedade, pois nós sempre trabalhamos nesse viés, de fortalecer a democracia e estimular as pessoas a entenderem o seu papel e a fazerem a sua parte para melhorar a sociedade que a gente vive.”
Ainda de acordo com Fengler, um dos focos do encontro é reconhecer as boas práticas desenvolvidas pelas dez escolas participantes, que concorreram a prêmios em diversas áreas.
Dia da Educação Legislativa
Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas (Abel), Roberto Eduardo Lamari, destacou a aprovação, em âmbito nacional, do Dia da Educação Legislativa, comemorado no dia 15 de maio, data da criação da associação.
Segundo disse, o fato demonstra a dimensão que as instituições vêm alcançando no país.
“Isso é um reconhecimento do trabalho de todas as escolas do Brasil, algo extremamente emblemático. Fora isso, nós tivemos realmente um número expressivo de novas escolas, realizando trabalhos com jovens ou até com idosos em todo o país.”