Lise Oliveira está à frente do projeto “Ciranda de Histórias” e pretende ampliá-lo de Sanga Grande para outras comunidades de Jaguaruna
A escritora Lise Oliveira lançou em Jaguaruna um projeto sem fins lucrativos para resgatar a leitura entre as crianças. É a “Ciranda de Histórias”, que busca fazer com que elas participem ativamente das contações de histórias, para despertar a criatividade e a imaginação.
Uma vez por mês a escritora se reúne com as crianças para uma tarde de contação de histórias. Os participantes também podem trazer livros de sua preferência e apresentá-los ao grupo. Lise explica que o projeto pretende fazer empréstimos de livros para que também a família seja estimulada à leitura, até porque Jaguaruna não conta com uma biblioteca pública.
Leia também
Escritora de Jaguaruna lança livro em que une poemas, crônicas e romances
A escritora planeja mais adiante lançar um livro com textos que as próprias crianças venham a produzir. Das contações de histórias também devem sair peças teatrais sobre fábulas e sobre a própria cultura local.
O projeto ocorre uma vez ao mês, aos sábados, de acordo com a disponibilidade de horários do centro comunitário de Sanga Grande. A escritora procurou o município para ter acesso a um local com data fixa, mas ainda não conseguiu. “Enquanto a cultura não enxergar que é um projeto bom para as crianças e edificante, vai ser difícil”, lamenta.
Quem puder doar livros para o projeto, basta entra em contato pelo WhatsApp (48) 9 9830-5296. “O objetivo é fazer com que o projeto chegue nas demais comunidades, para que cada vez mais crianças embarquem na nossa Ciranda de Histórias. O incentivo dos pais é de extrema importância para obtermos sucesso nesse projeto”, comenta Lise.