O material será comercializado e os recursos servirão para a castração e atendimento clínico de animais em situação de rua e abandono
Para os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Santo André, em Capivari de Baixo, pequenas ações, como a coleta de tampinhas de garrafas PET, podem mudar a vida de cães e gatos.
Os estudantes arrecadaram 291,4 quilos de tampinhas para apoiar ONGs de bem-estar animal através do projeto “Tampinha Legau”. O material será comercializado e os recursos servirão para a castração e atendimento clínico de animais em situação de rua e abandono.
A diretora da instituição de ensino, Carina Sousa, explica que a campanha foi desenvolvida em cinco etapas e seguiu um cronograma. “A ação proporcionou o engajamento de todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. A última etapa foi finalizada com uma competição entre as turmas para aumentar a arrecadação. O 8º ano foi o grande vencedor. Eles arrecadaram 87,6 quilos de tampinhas e receberão um prêmio como reconhecimento pelo esforço”, afirma.
De acordo com a professora Aline Trichês Savi, responsável pelo desenvolvimento da campanha na escola, a importância da conscientização ambiental aliada à proteção animal foi fundamental para a realização da iniciativa. "Os alunos se envolveram não apenas pela competição, mas pela causa. Perceberam que pequenas atitudes, como arrecadarem tampinhas, podem gerar um grande impacto positivo na vida dos animais de rua", destaca.
Carina reforçou que a campanha não só incentivou a colaboração entre as turmas, mas também ensinou sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente. “O envolvimento dos alunos foi incrível e trouxe resultados concretos que vão além do aprendizado em sala de aula", enfatiza.
As turmas contribuíram da seguinte forma
6º ano: 68 quilos
7º ano: 62,3 quilos
8º ano: 87,6 quilos (turma vencedora)
9º ano: 74 quilos