Equipe AnonymousRob, do Colégio Coração Feliz, de Tubarão, foi a classificada na modalidade júnior da etapa nacional, disputada em Blumenau
A equipe AnonymousRob, do Colégio Coração Feliz, de Tubarão, foi a classificada na modalidade júnior da etapa nacional da olimpíada de robótica World Robot Olympiad e vai participar da final na Turquia. A disputa aconteceu no último final de semana no Ginásio Galegão, em Blumenau, e reuniu mais de 700 estudantes de oito Estados do país.
A etapa nacional do World Robot Olympiad classificou estudantes de três Estados brasileiros para participar da final na Turquia, entre 28 e 30 de novembro. O campeonato conta com juízes que, através de um sistema de pontos, classificam as equipes com o melhor desempenho. A organização da etapa nacional ficou a cargo da Robomind, uma das principais empresas de educação tecnológica do Brasil.
O tema do ano é “Aliados da Terra”, com provas relacionadas ao assunto. Na categoria júnior, disputada no sábado, dia 14, por estudantes de 11 a 15 anos, e que foi vencida pelo Colégio Coração Feliz, de Tubarão, o desafio foi construir um robô que ajudasse a transformar uma cidade em um lugar mais verde, através da criação de novos parques, ajudando as pessoas da cidade a criar jardins e fazendo o uso de energia renovável.
“Agradecemos a todas as equipes que deram o seu melhor para juntos termos conseguido esta importante vitória! Para nós, não significa somente um pódio, mas sim a participação conjunta das equipes, familiares, técnicos, nosso colégio e patrocinadores, que tornaram possível este sonho!”, comemorou a equipe AnonymousRob nas redes sociais.
Além da disputa, o Campeonato Mundial de Robótica — etapa Brasil recebeu o público em geral, que pôde interagir com robôs especiais. Os educadores puderam conferir o espaço Escola do Futuro, que trouxe diversas atividades com foco em educação tecnológica. O evento contou ainda com distribuição de mudas de plantas e doação de brinquedos, que serão destinados a alunos de uma escola do Rio Grande do Sul, vítimas das enchentes que assolaram o Estado.
“Os estudantes e tutores se envolveram na disputa e deram o melhor na competição, mostrando que a educação também pode ser dinâmica e divertida. Ficamos muito satisfeitos com o sucesso do evento e estamos torcendo para termos uma final mundial com brasileiros no pódio”, disse André Brandão Sala, CEO da Robomind, organizadora do evento.