Sábado, 23 de novembro de 2024
Tubarão
22 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
22 °C
16 °C
COTIDIANO

Exposições, música e dança celebram Dia da Consciência Negra em Capivari de Baixo

O evento “Respeito não tem cor, tem…consciência”, ocorreu no Centro de Convivência da Terceira Idade

Capivari de Baixo, 21/11/2024 11h40 | Atualizada em 21/11/2024 11h40 | Por: Redação Folha Regional

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, lembrado nesta quarta-feira, dia 20, a prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, realizou o evento “Respeito não tem cor, tem…consciência”, no Centro de Convivência da Terceira Idade.

A prefeita Márcia Roberg Cargnin, a secretária de Educação, Marinélia Bonelli Fernandes e os padres Ângelo Bússulo, José Eduardo Bittencourt e Paulo de Angola e representantes da Pastoral Afro participaram do evento.

A ação idealizada pelo departamento de Cultura visava a riqueza da cultura afro-brasileira por meio de uma série de iniciativas como: a exposição fotográfica “Pérolas negras”, as apresentações do Ceaca, da cantora Yasmin, Marcelo Alvino e Coral Som Bonito, além de conhecer o trabalho de trancistas e se aprofundar no histórico da Pastoral Afro-Brasileira.

A prefeita Márcia Roberg Cargnin, destacou a importância da data e afirmou que o dia serve também para reflexão. “Este é um momento importante para consolidar a data como um marco de conscientização, luta e respeito. Será uma política pública contínua, que vai além de celebração. Esta é uma data para todos refletirmos muito”, assegura.

A secretária relatou os trabalhos desenvolvidos nas áreas da educação em relação à cultura afro-brasileira. “Trabalhamos com muito empenho as questões étnico-racial na escola. Por meio de diálogos, leituras, filmes, enfim, transmitimos aos alunos a compreensão e respeito a todos”, observa Marinélia.

Esta é a primeira vez que o Dia da Consciência Negra é feriado nacional. No município uma série de eventos se estendem até o fim do mês. Em todo Brasil ocorrem cortejos, shows, peças, filmes e exposições exaltando a cultura negra.

O dia 20 deste mês, data a que se atribui a morte de Zumbi, foi reconhecido como feriado nacional desde o ano passado. A data já era dedicada em homenagem à figura histórica e como referência para a reflexão sobre a importância dos povos negros na formação do país e o peso que a escravidão impôs a grandes parcelas de nossa população.

  • 1 / 1
Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!