Evento “Sábado nos Arcos” é aberto ao público e terá apresentação de bandas, chopp, hambúrguer e produtos coloniais
Um dos pontos turísticos de Pedras Grandes, a Casa dos Arcos, localizada às margens da SC-390, será palco de atrações musicais com opções gastronômicas neste sábado, dia 3. Esta será a primeira edição do “Sábado nos Arcos”.
Conforme os organizadores, a ideia é fomentar o turismo e valorizar os produtos da cidade. O evento organizado pela cervejaria Bender conta com o apoio da prefeitura, que disponibilizará toda a estrutura para receber moradores e visitantes.
A programação inicia às 11h, com opções de chopp, hambúrguer na brasa e feira com produtos coloniais. A partir das 15h30 terá o ensaio aberto da banda The Bender’s, com repertório no estilo rock clássico. Por volta das 19h, a banda Estranhos em Comum se apresenta ao som do rock nacional e internacional.
“O objetivo é movimentar a praça. Temos uma ampla estrutura com a Casa dos Arcos, a réplica do 14-Bis, que atraem turistas e esse evento pretende também valorizar os produtores locais”, comenta Cristian Bender, um dos organizadores do evento.
Ele afirma que a estrutura ficará à disposição para músicos que também queiram se apresentar no dia e artistas que queiram expor seus produtos.
Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 99147-3606 ou pelo Instagram @bender_beer.
Casa dos Arcos
Construída por volta de 1900, a Casa dos Arcos serviu como residência do imigrante italiano Fioravante Maziero. É um significativo exemplar da arquitetura ítalo-brasileira – que se desenvolveu na região do vale do Tubarão – e representa um período de prosperidade da região, compreendido entre o final do século 19 e início do 20.
Construída em alvenaria autoportante – ou seja, que serve como estrutura – de tijolos, tem um pavimento térreo e o sótão. Possui planta retangular e telhado em duas águas, coberto por telhas francesas. Os ambientes internos são espaçosos; um corredor central liga a sala e a cozinha – nos extremos da casa – aos demais oito cômodos.
É conhecida como “Casa dos Arcos” devido às aberturas emolduradas em arco pleno, que na fachada voltada para rua são dispostas simetricamente. De cada lado, dois óculos – aberturas circulares – conferem luminosidade ao sótão.
Os detalhes possuem inspiração clássica. O esmero das fachadas da edificação é contrastado com a simplicidade do pequeno anexo de serviço situado perpendicularmente em relação ao volume principal.
A edificação possui caráter excepcional pelas suas dimensões e características urbanas, apesar de encontrar-se implantada em área rural.