Os resíduos orgânicos estão sendo separados na cozinha da festa, que também terá lixeiras seletivas
A 13ª Festa da Tainha de Jaguaruna inicia nesta sexta-feira, dia 19, em frente ao restaurante Maré Alta, no Balneário Arroio Corrente.
O evento está sendo organizado pela Associação Amor-Pra-Jagua com realização da secretaria municipal de Turismo e celebra 20 anos de tradição reunindo moradores, veranistas e turistas. Neste ano, a expectativa dos organizadores é receber mais de cinco mil pessoas durante os três dias de evento, que encerra no domingo, dia 21.
A edição deste ano terá algumas novidades, entre elas uma ação de incentivo à sustentabilidade.
A bióloga, consultora e educadora ambiental de Jaguaruna Vanessa Pacheco em parceria com a Câmara Técnica de Turismo e Sustentabilidade do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) de Jaguaruna, fará a seleção dos resíduos sólidos e orgânicos que serão produzidos no decorrer da festa.
Na tarde desta sexta, a bióloga esteve no local junto com a consultora do Planejamento Econômico do DEL, AlineTeixeira, para orientar a equipe que será responsável pela produção das refeições para fazer a seleção direto na fonte.
“Vamos separar direto na geração, ou seja, na preparação da comida já teremos essa coleta do resíduo orgânico. Temos muitas alternativas de fazer esse desvio de resíduos dos aterros sanitários e dar a destinação mais adequada e sustentável”, explica a bióloga. Os resíduos orgânicos coletados no evento serão enviados para a suinocultura da região para melhor aproveitamento. Nos espaços da festa também estão sendo implantadas lixeiras seletivas para que os participantes contribuam dando a destinação correta ao lixo. “Essa é uma ação voluntária e inovadora para mostrar à comunidade que é possível fazer essa contribuição ao meio ambiente”, reforça.
A protagonista da festa, a tainha, será o prato principal com mil peixes sendo assados no decorrer do evento, superando as 800 do ano passado. O presidente conta que a estrutura também será ampliada.
“Estamos ampliando o espaço com mais tendas e novas atrações gastronômicas, incluindo food trucks, doces gourmet, sucos especiais e opções para quem não come peixe, especialmente as crianças. Haverá também um espaço para a Associação Jaguarunense de Artesãos (Ajart), com artesãos locais, e brinquedos infláveis”, detalha o presidente da associação.
Além da gastronomia, a festa também terá exposições, sorteio de brindes e shows musicais com Jackson Santos e Katia Flavia na sexta, dia 19. No sábado, dia 20, terão shows com Micael Ramos, Elis Cardoso, Zagolé, Muskaria, Neguinho encerrando às 23h, com Jeito Louco.
No domingo, dia 21, a programação terá missa de abertura, a partir das 10h30, seguida dos shows com Ricardo Chimas e encerra com Samba Retrô, a partir das 14h30.