Em apenas 20 minutos, a água tomou conta de uma igreja em Joinville e surpreendeu fiéis e catequizandos que estavam no local
Santa Catarina enfrenta episódios de chuva intensa em quase todo Estado, neste sábado, dia 7, que já causaram alagamentos, enxurradas e inundações em várias regiões.
Nas primeiras horas da manhã, o município de Bom Retiro registrou danos significativos, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas, embora não haja registro de vítimas. O município de Joinville também registrou enxurrada, muitos bairros ficaram alagados, nas últimas 12 horas foram registrados 120 mm em toda a região.
A comunidade da Paróquia Santo Antônio, no bairro Bom Retiro, em Joinville, enfrentou uma rápida inundação na manhã deste sábado, dia 7. Em apenas 20 minutos, a água tomou conta do espaço religioso e surpreendeu fiéis e catequizandos que estavam no local. “Subiu muito rápido. Por volta das 9h20 começou a entrar e, às 9h40, já estava tudo cheio.
Algumas crianças da catequese conseguiram ir para casa, mas outras precisaram ficar sobre as carteiras da sala. A igreja foi enchendo rapidamente e não tínhamos mais o que fazer. Graças a Deus, ninguém ficou ferido”, relatou o pároco, padre Edivaldo Nogueira.
A água chegou à altura dos joelhos no interior da igreja, atingindo o presépio montado para o período natalino. Após o alagamento, a comunidade se mobilizou em um mutirão para limpar as salas de catequese e iniciar o bombeamento da água. Ainda não há estimativa de prejuízos, mas o padre adiantou que diversos objetos foram danificados.
Outros municípios, como Xanxerê e Dionísio Cerqueira, também enfrentaram alagamentos pontuais. A instabilidade meteorológica é provocada por uma frente fria semi-estacionária, que mantém a previsão de chuvas intensas até segunda-feira, 9, com riscos elevados para deslizamentos e alagamentos.
De acordo com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil estadual, os acumulados de chuva devem variar entre 200mm e 250mm nas regiões mais afetadas, como Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, o que representa um risco alto para deslizamentos e inundações.
Já no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, os volumes esperados são menores, entre 60mm e 80mm, com picos pontuais de até 100mm, resultando em risco moderado para alagamentos e deslizamentos.As chuvas devem continuar ao longo do sábado, com períodos de maior intensidade, e somente a partir de terça-feira, 10, é esperado um alívio nas condições climáticas, com a dissipação gradual do sistema frontal.
A Defesa Civil estadual reforça o alerta à população para que evite áreas alagadas, encostas e locais próximos a rios. Qualquer sinal de trincas no solo ou nas paredes, inclinação de árvores e rachaduras deve ser imediatamente comunicado às autoridades locais. Em caso de emergência, a população pode acionar o 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, além de acompanhar as atualizações em tempo real pelos canais oficiais da Defesa Civil.