Operação Asas Solidárias, a maior ação humanitária civil do Brasil, tem destaque na Assembleia pela sua atuação nas enchentes do RS e em São João Batista. O empresário Rafael Luís Carrard foi um dos homenageados
Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alescs), a maior ação humanitária civil do Brasil, a Operação Asas Solidárias, recebeu uma homenagem. Idealizada pelos pilotos Gustavo Hassan, Matheus Jacomel e Philipe Martins, a operação foi destacada por sua resposta rápida e eficaz às enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul.
A iniciativa de reconhecimento partiu do deputado estadual Marcos da Rosa, que destacou a importância do Grupo de Resgate, da Polícia Militar, dos Bombeiros e da Marina Jet Life de Itapema.
Empresários locais cederam suas aeronaves e pilotos voluntários se ofereceram para voar, enquanto a Polícia Militar e a Marina Jet Life se dedicaram à arrecadação de mantimentos.
A operação, inicialmente planejada para alguns voos, rapidamente se transformou na maior ação humanitária aeronáutica civil do país, enviando 200 toneladas de donativos, incluindo alimentos, medicamentos, produtos de limpeza, higiene e roupas.
Entre os homenageados, destacou-se o empresário Rafael Luís Carrard, que foi fundamental nos resgates durante as enchentes.
Essa não é a primeira vez: Rafael Luís Carrard utilizou seu próprio helicóptero para salvar 128 pessoas em São João Batista, no Vale do Rio Tijucas, em 2022. “A gente nem chegava a ver o rosto das pessoas. Tinha que sair o mais rápido possível. Não tinha outra opção. Olha quantas vidas foram salvas”, celebrou Carrard, refletindo sobre a magnitude de sua ação heroica.
As ações de solidariedade não pararam no Rio Grande do Sul. A Operação Asas Solidárias continua a trabalhar na entrega de móveis e eletrodomésticos, ajudando na reconstrução dos lares das famílias afetadas pelas enchentes.
“A homenagem na Alesc e na prefeitura de São João Batista não apenas celebra os feitos heroicos de pessoas como Rafael Luís Carrard, mas também reforça a importância da união e da ação comunitária em tempos de crise. A história desses heróis anônimos, que se destacaram por suas ações corajosas e altruístas, serve como um lembrete poderoso do impacto que a solidariedade pode ter nas vidas de milhares de pessoas”, afirma o deputado.
As informações são do Jornal Razão