Sábado, 23 de agosto de 2025
Tubarão
32 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
19 °C
COTIDIANO

Imagens de coelhos com ‘tentáculos’ na cabeça viralizam e intrigam internautas

Especialistas explicam a origem inusitada da aparência dos animais e revelam se existe algum risco para a saúde.

22/08/2025 12h51 | Por: Narciso Barone- Redação SIte On

Imagens de coelhos com “tentáculos” na cabeça viralizaram nas redes sociais nesta semana e chamaram a atenção de internautas em todo o mundo. Apesar do aspecto assustador, especialistas afirmam que não existe motivo para pânico: trata-se do vírus do papiloma de Shope, uma condição relativamente comum entre esses animais e que não representa risco para seres humanos ou animais domésticos.

O que causa os “tentáculos” nos coelhos

Segundo a agência Associated Press, os casos foram registrados em Fort Collins, no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Os coelhos-de-cauda-de-algodão infectados apresentam verrugas que crescem no rosto e se projetam como se fossem chifres deformados.

De acordo com Kara Van Hoose, porta-voz da Colorado Parks and Wildlife, a ocorrência é mais comum durante o verão, período em que pulgas e carrapatos, transmissores do vírus, estão mais ativos.

Leia tambémMais de 80 pinguins são encontrados mortos em praia de Santa Catarina

A doença afeta apenas os coelhos

Um dos pontos reforçados pelos especialistas é que a transmissão ocorre apenas entre coelhos. Ou seja, não há risco para humanos nem para animais de estimação.

Além disso, na maior parte dos casos, os crescimentos não prejudicam a saúde do animal, a menos que impeçam a visão ou dificultem a alimentação. Na maioria das vezes, o próprio sistema imunológico consegue combater a infecção, e as lesões desaparecem naturalmente.

Origem e importância científica do vírus

O vírus recebeu o nome de Dr. Richard E. Shope, professor da Universidade Rockefeller que o identificou na década de 1930.
O estudo dessa condição foi fundamental para a ciência, pois ajudou pesquisadores a entender melhor a relação entre vírus e câncer, contribuindo inclusive para avanços nas pesquisas sobre o HPV — ligado ao câncer do colo do útero em humanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!