Data será celebrada no dia 16 de dezembro em reconhecimento aos produtores locais. Projeto foi aprovado e sancionado
Lysiê Santos/Folha Regional O município de Jaguaruna deve contar com uma nova data comemorativa no calendário: o Dia do Produtor de Melancia.
A data será comemorada anualmente no dia 16 de dezembro. O projeto de lei que institui a data é de autoria da vereadora Amanda Aguiar e foi aprovado pela Câmara de Vereadores nas últimas semanas e sancionado pelo Poder Executivo.
De acordo com a autora do projeto, a iniciativa busca valorizar e reconhecer a importância econômica, social e cultural dessa atividade agrícola para o desenvolvimento local.
“O município é amplamente reconhecido pela produção de melancia de alta qualidade, fruto do trabalho de agricultores que, com dedicação e esforço, tornaram essa cultura uma das mais representativas do município. Além de movimentar a economia e gerar empregos, a produção de melancia contribui para a identidade regional, sendo motivo de orgulho para a população. A instituição de uma data comemorativa específica não apenas presta homenagem aos produtores, mas também fortalece a divulgação e a valorização dessa atividade agrícola, incentivando o consumo, fomentando o turismo e criando oportunidades de promoção de feiras, eventos e ações educativas relacionadas ao setor”, diz a vereadora na justificativa do projeto.
.jpg)
Capital Catarinense do Produtor de Melancia
Conhecida por sua qualidade e sabor doce, a fruta produzida no município é responsável pelo sustento de centenas de famílias e rendeu a Jaguaruna o título de Capital Catarinense do Produtor de Melancia.
Também é por meio da produção dessa fruta que moradores e turistas passaram a se reunir anualmente em janeiro para a Festa da Melancia.