O trabalho consiste em colmeias conectadas a estações agrometeorológicas que medem diversas variáveis
Pablo Gomes/Epagri/Folha Regional Imaruí é um dos sete municípios de Santa Catarina contemplados com um importante estudo da Epagri de monitoramento apícola. O trabalho consiste em colmeias conectadas a estações agrometeorológicas que medem variáveis como chuva, molhamento foliar, temperatura, umidade relativa do ar e peso do mel produzido.
Os dados são transmitidos automaticamente e divulgados na plataforma Apis On-line. Com base nas informações, apicultores, pesquisadores e outros profissionais podem observar as condições meteorológicas que influenciam a produção de mel.
Uma das funções do projeto é auxiliar os interessados na tomada de decisões. Para que as informações sejam captadas e transmitidas com precisão, os equipamentos da Epagri precisam estar sempre em perfeitas condições.
Um dos responsáveis por esta importante atribuição é o técnico de meteorologia Rafael Ataide de Araujo. Ele lembra que a Epagri/Ciram tem mais de 200 estações em Santa Catarina, entre meteorológicas, agrometeorológicas e hidrológicas.
Rafael explica que o trabalho é praticamente o mesmo em todos os aparelhos: verificar se funcionam sem problemas, corrigir eventuais falhas, fazer a limpeza adequada e a manutenção preventiva. A principal diferença é que, no caso do monitoramento apícola, o profissional está cercado por centenas ou milhares de abelhas.
“Temos que usar equipamento de proteção individual, e esta é a maior dificuldade, especialmente no manuseio. É preciso tomar todo o cuidado para não alvoroçar as abelhas, pois elas estão ali sobrevoando, querendo fazer a defesa das colmeias. Tem também o calor da roupa, que torna o trabalho mais cansativo e demorado. Mas é muito importante e nunca deixamos de fazer", destaca.