ALBSC - Seccional Laguna teve aprovado projeto para captação de R$ 2,2 milhões, via Lei Rouanet, para aquisição do imóvel
Um imóvel tombado pelo IPHAN, no Centro Histórico de Laguna, hoje de portas fechadas, pode ganhar um novo destino. O prédio de alvenaria com dois pavimentos, localizado na esquina da Rua Osvaldo Cabral com Comandante Rocha, deve se tornar a sede da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC) - Seccional Laguna.
Para isso, o grupo já teve aprovado pela Lei Rouanet o projeto e autorizada a captação total dos recursos. O valor aprovado para a compra e os gastos administrativos foi de R$ 2.255.250, com prazo para captação junto às empresas cadastradas até 31 de dezembro do próximo ano.
Com 498,45 m² de área construída, o imóvel que deve abrigar o chamado Casarão da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - Seccional Laguna será um espaço dedicado à arte e à cultura.
No local estão previstos projetos como acervo literário, histórico e documental; oficinas de escrita, oratória e expressões artísticas, teatro e artes plásticas; reabertura do Conservatório Lagunense de Música; galeria de arte com exposições rotativas e oficinas; e fomento às manifestações culturais do patrimônio imaterial, entre elas Boi de Mamão, Terno de Reis e Carnaval.
“Laguna está de parabéns com a conquista desse espaço para a academia, que poderá ser esse lugar de encontro com a cultura viva de nossa cidade”, comemorou o presidente da ALBSC - Seccional Laguna, Leamir Antunes da Rocha.
Até a aprovação no governo federal, o projeto passou por inúmeras reuniões e troca de ideias entre os membros da academia. Em seguida começou a ser elaborado por Vanere Almeida da Rocha Pires, da Produtora e Assessoria Artístico Cultural e Turística (PAACT) e membro do Núcleo de Arte e Cultura da ALBSC - Seccional Laguna.
A Academia de Letras do Brasil - Seccional de Laguna nasceu em 16 de fevereiro de 2016 com a posse do membro Atanásio Lameira em Imbituba. Em 2017 a então secretária de Educação e Esportes de Laguna Karmensita Almeida da Rocha Cardoso promoveu a organização da ALBSC - Seccional Laguna com 12 membros fundadores, e em 2 de setembro a entidade foi enfim fundada. Hoje a academia de Laguna conta com 30 membros.