Deputados, prefeitos, vereadores e lideranças da região se reuniram para inaugurar a maior obra da história da cooperativa
Centenas de pessoas estiveram reunidas na manhã deste sábado (13) para prestigiar a inauguração da subestação própria da Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel).
Com investimento de mais de R$ 20 milhões, a subestação da Coorsel foi construída em um local estratégico, em um terreno no bairro São Luiz, em Treze de Maio, e já está em funcionamento.
A solenidade contou com a presença de autoridades dos quatro municípios atendidos pela cooperativa (Treze de Maio, Tubarão, Pedras Grandes e Orleans), lideranças políticas como a deputada federal Geovania de Sá, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia, os deputados estaduais Pepê Collaço e José Milton Scheffer, o presidente da Amurel e prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, vereadores, secretários municipais, colaboradores, associados e comunidade em geral.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Vanir Zanata, e o presidente da Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc), Edson Flores da Cunha, além de presidentes e ex-presidente de cooperativas da região também marcaram presença no evento.
Durante a cerimônia, as autoridades destacaram a força do cooperativismo e a importância da subestação para garantir a estabilidade no fornecimento de energia e o desenvolvimento econômico da região. “O Xela tem feito um grande trabalho junto à Federação com sua experiência em gestão e articulação política para ajudar as cooperativas de Santa Catarina. Parabéns a todos pela conquista da subestação e tantas obras da Coorsel”, comentou o presidente da Fecoerusc.
“Nossa bancada do sul está unida para defender as demandas das cooperativas e o presidente Xela tem nos procurado para buscar apoio e isso representa competência e seriedade. Por isso fiz questão de vir até aqui para prestigiar essa importante inauguração”, destacou o presidente da Alesc.
Para o presidente da Coorsel, Arilton Francisconi Candido, o Xela, a inauguração da subestação representa um marco histórico e um dos muitos investimentos que a atual gestão tem feito. Em menos de três anos de mandato, já foram investidos mais de R$ 35 milhões com a construção da subestação, renovação da frota, melhorias nas redes, entre tantas outras ações. “Queremos agradecer a todos que contribuíram para que hoje pudéssemos inaugurar essa subestação. A obra vai trazer redução na tarifa, além de garantir segurança e estabilidade no fornecimento.”
Após o pronunciamento das autoridades, foi feito o ato de descerramento da fita, oficializando a inauguração da subestação.
Nova subestação beneficia milhares de associados
O que era apenas um projeto sonhado pela atual gestão em 2023, agora virou realidade. Foram meses de trabalho e dedicação de toda a equipe da cooperativa e em um curto período, a obra foi concluída.
Com a conclusão do projeto em 2023, o terreno passou por obras de terraplanagem até iniciar a construção em 2024 e chegar a fase final em 2025.
Foram investidos recursos na aquisição dos mais modernos e seguros equipamentos que garantem o abastecimento de energia elétrica aos municípios atendidos pela cooperativa.
Dessa forma, a Coorsel estará preparada para atender, até 2027, a demanda de energia elétrica por mais de 50 anos.
Com a subestação, a Coorsel vai melhorar a qualidade da energia, reduzir custos para os associados, além de ter um restabelecimento mais rápido e eficaz em uma eventual falta de energia, pois, será responsável pelas redes de distribuição 13,80 kV e da rede de transmissão 138 kV até a subestação.