Lançamento marcou início do programa que terá mais de 300 vagas gratuitas para cursos diversos ofertados pelo Senac
Inicia nesta quinta-feira, dia 20, o programa Tubarão + Mulher. Instituído através da Lei nº 6.048/2024, a ação possibilita o acesso à educação e à qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou vítima de violência doméstica.
O lançamento oficial do programa ocorreu na tarde desta quinta, dia 20, no auditório do Senac, com a presença de autoridades, lideranças e profissionais envolvidos na ação.
De acordo com a vereadora Luciane Tokarski, procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores de Tubarão, proponente do programa, o foco é desenvolver habilidades dessas mulheres para melhor inserção no mercado de trabalho, aumentando os índices de educação e empregabilidade da mulher tubaronense através da concessão de bolsas de estudo integrais ou parciais, para qualificação profissional, de curta ou média duração.
Para a execução do programa, a prefeitura de Tubarão firmou um termo de parceria com o Senac, instituição educacional que fará a execução das atividades pedagógicas.
Ao todo, serão 760 horas de cursos, sendo parte ofertada pelo Senac e outra parte contratada pela prefeitura por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico. São mais de 300 vagas para cursos de gastronomia, corte e costura, empreendedorismo e outros segmentos que serão oferecidos gratuitamente às mulheres cadastradas no Cras e Creas e em situação de violência doméstica e vulnerabilidade social.
“O programa surgiu pelos atendimentos às mulheres feitos já pela Procuradoria e pela assistência social do município. Percebemos essa necessidade de proporcionar acesso à profissionalização dessas mulheres. Agora o Senac lançará um edital para fazer a seleção e iniciar as aulas”, explica a vereadora proponente do programa.
Os recursos financeiros para contratação do serviço educacional é originário de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Sérgio Motta solicitada pela vereadora Luciane Tokarski. O deputado participou do lançamento nesta quinta-feira e parabenizou a todos os envolvidos pela iniciativa. “Nos mobilizamos para trazer a Casa da Mulher Brasileira para Tubarão e agora ficamos felizes em repassar mais essa emenda para valorização das mulheres”, destacou.
Vereadores, secretários e lideranças do município também marcaram presença no lançamento do programa e destacaram a importância da iniciativa.
Os cursos serão na modalidade presencial, sendo as aulas realizadas no município de Tubarão, no Campus do Senac.
A divulgação do processo seletivo e dos cursos disponibilizados, será realizada pela instituição de ensino. A coordenação do Programa Tubarão + Mulher será pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação com apoio da Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Tubarão.