Equipe da Cercos visitou a subestação da Coorsel em Treze de Maio para conhecer estrutura e sistema organizacional da cooperativa de energia
Divulgação/Folha Regional A Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel) tem sido referência no sul do estado de Santa Catarina com investimentos em novas redes, renovação de frota e instalação da subestação própria inaugurada neste ano.
A organização do sistema operacional e os grandes investimentos chamam a atenção de outras cooperativas como a Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural Centro Sul de Sergipe (Cercos).
Na última semana, uma equipe da cooperativa localizada na cidade de Lagarto, em Sergipe, esteve no sul de Santa Catarina para um workshop em Urussanga, e foi convidada para conhecer as instalações da Coorsel, em Treze de Maio.
O presidente da Cercos, Aroldo Costa Monteiro, acompanhado do engenheiro eletricista José Kayque Barbosa Silva, e do gerente José dos Passos Lisboa, tiveram a oportunidade de conhecer a Coorsel e foram surpreendidos pela organização e alta tecnologia usada em todo o sistema.
Eles também ficaram admirados com toda a estrutura e equipamentos modernos usados na subestação da Coorsel. “Fomos muito bem recebidos pela equipe da Coorsel e vamos levar muito aprendizado com tudo o que vimos aqui para a nossa cooperativa”, comenta o presidente da Cercos.
“Só temos a agradecer a oportunidade. Vamos levar esse conhecimento da Coorsel para aplicarmos na nossa cooperativa. Nós ainda não temos uma subestação. É um sonho e queremos usar o modelo da Coorsel para buscarmos essa importante obra”, destacam o engenheiro e gerente da Cercos.
Para o presidente da Coorsel, Arilton Francisconi Cândido, o Xela, receber equipes de outras cooperativas só reforça o compromisso da gestão em continuar investindo em novas ações. “Nesses três anos investimentos mais de R$ 30 milhões em inúmeras obras e melhorias que estão tornando a Coorsel um modelo para outras cooperativas. Ficamos contentes em ver nosso sistema de trabalho sendo referência até para outros estados”, enfatiza o presidente.
Subestação
Com investimento de mais de R$ 20 milhões, a subestação da Coorsel foi construída em um local estratégico, em um terreno no bairro São Luiz, em Treze de Maio, e está em funcionamento.
Com a conclusão do projeto em 2023, o terreno passou por obras de terraplanagem até iniciar a construção em 2024 e chegar a fase final em 2025.
Foram investidos recursos na aquisição dos mais modernos e seguros equipamentos que garantem o abastecimento de energia elétrica aos municípios atendidos pela cooperativa.
Com a subestação, a Coorsel melhora a qualidade da energia, reduz custos para os associados, além de ter um restabelecimento mais rápido e eficaz em uma eventual falta de energia.