Fenômeno climático no Rio Grande do Sul já era previsto pela Defesa Civil do estado
A cidade de Pelotas registrou chuva de granizo em áreas localizadas em meio à inundação consequente das fortes chuvas de maio no estado do Rio Grande do Sul.
Imagens registradas pelo estudante e produtor rural Marck Quevedo Sastre mostram pedras de gelo caindo sobre o local onde ele estava com amigos no início da noite desta quarta-feira, dia 22. “A gente tinha chegado dos resgates, era umas cinco e pouco, ali estava tranquilo, a gurizada estava na beira do fogo pra se secar até que, do nada, começamos a ver trovejadas. Daqui a pouco começou a chover e caiu uns granizos pequenos assim, umas bolinhas pequenas”, conta ele.
Previsão de chuva
O Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet) emitiu um comunicado informando que o Rio Grande do Sul tem previsão de temporais entre esta quarta e quinta-feira, dia 23.
Os municípios que devem ser afetados estão nas áreas Sudoeste, Centro, Sudeste, Metropolitana de Porto Alegre, Centro, Noroeste. A previsão para o RS foi classificada pelo Inmet em um aviso meteorológico "laranja", indicando perigo de tempestade.
A previsão do Instituto indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos com velocidade de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há também riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.