Imóvel inaugurado nesta terça-feira foi construído em espaço que funcionará como centro cívico do município
Divulgação/Folha Regional A Justiça do Trabalho inaugurou nesta terça-feira, dia 18, a nova sede do Fórum Trabalhista de Tubarão, localizada na Rua São Luiz, esquina com a Rua Aracaju, nº 771, no bairro Vila Moema. O prédio substitui as antigas instalações de 1970 e passa a oferecer um espaço moderno, com estacionamento para usuários internos e externos.
Próximo ao Tribunal de Justiça e ao shopping da cidade, o novo fórum tem área construída de 676 metros quadrados e segue as novas diretrizes de obras do TRT-SC, com padrões de mobiliário e divisórias diferenciados, incorporando design contemporâneo.
As instalações anteriores, construídas há cerca de 60 anos, enfrentavam problemas estruturais — especialmente infiltrações — e já não atendiam às necessidades dos usuários.
A placa de inauguração foi descerrada pelo presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, e pelo prefeito de Tubarão, Estêner Soratto.

Centro Cívico
Em seu discurso, o presidente destacou que obras como a de Tubarão representam mais do que a entrega de um novo prédio: expressam a ideia de um centro cívico, no qual diferentes instituições públicas atuam de forma coordenada para oferecer serviços mais eficientes à população.
Ao final, Amarildo de Lima lembrou o desembargador Gracio Petrone, morto em setembro, que acompanhou durante anos a luta pela nova sede e aguardava ansiosamente a inauguração.
Estêner Soratto destacou que a inauguração do novo fórum simboliza um esforço conjunto. Ele lembrou que, ao assumir o mandato, recebeu do TRT-SC o pedido de pavimentação da Rua João Titon, próxima à nova sede. “Em dez meses, viabilizamos o projeto e os recursos necessários.” Segundo o prefeito, o local abrigará um futuro Centro Cívico. “A Justiça do Trabalho inaugura esse conjunto com a primeira edificação”, concluiu.
Jurisdição é composta por 15 municípios
A jurisdição de Tubarão atende uma população de cerca de 268 mil pessoas, conforme estimativas recentes do IBGE, sendo 115 mil apenas em Tubarão. Além do município-sede, é formada Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho e Treze de Maio.