Acordo ainda depende de aprovação na Câmara; entre outros objetivos, intercâmbio prevê colaboração na área do futebol
Divulgação/Folha Regional Laguna pode se tornar cidade-irmã do município chinês de Baoying, que fica na Província de Jiangsu. Um projeto de lei, encaminhado pelo prefeito Preto Crippa nesta segunda-feira, dia 19, para a Câmara de Vereadores, autoriza o Poder Executivo a promover o processo e firmar o acordo de geminação entre os dois municípios.
A ideia é assegurar o maior intercâmbio e aproximação entre as cidades-irmãs, especialmente no âmbito das relações culturais, sociais, econômicas, científicas e tecnológicas.
O Poder Público de Laguna poderá promover, através de convite aos representantes das cidades-irmãs, declaração conjunta de propósitos, que deverá ter por objetivos básicos, entre outros: a difusão das produções culturais, econômicas e tecnológicas de ambas as comunidades; a facilitação dos contatos entre empresas, instituições e órgãos públicos para cooperação bilateral; o incentivo a novos investimentos com foco em setores estratégicos; e o intercâmbio de experiências e tecnologias voltadas à infraestrutura, ao desenvolvimento urbano e à modernização da administração pública.
“O acordo proposto adquire uma dimensão estratégica de relevância nacional, ao considerarmos que a China se consolidou como o principal parceiro comercial do Brasil. Estabelecer um canal direto de cooperação com uma cidade chinesa dinâmica como Baoying posiciona Laguna de forma vantajosa no cenário global, com potencial para fortalecer nossas cadeias produtivas, atrair investimentos para setores estratégicos e fomentar o comércio bilateral”, afirma o prefeito de Laguna na justificativa ao projeto encaminhado para votação na Câmara.
Oportunidades de intercâmbio entre os dois municípios
Preto Crippa diz ainda que, em uma carta de intenções, o prefeito de Baoying, Xiaofeng Hu, cita oportunidades de intercâmbio em economia, comércio, ciência e tecnologia, educação, cultura e turismo. Em especial, há o interesse em uma colaboração na área do futebol. “A possibilidade de realizar intercâmbios de treinadores e desenvolver programas de formação para jovens atletas representa uma ponte cultural e desportiva de valor inestimável”, declara o prefeito de Laguna.
De 14 a 25 de março do ano passado, uma comitiva formada por representantes do Governo Municipal, UDESC, FACISC, empresários e autoridades viajou à China para buscar investimentos chineses em Laguna e estreitar futuras relações comerciais e acadêmicas. A missão à China ocorreu após convite da empresa multinacional Eikto, maior fabricante de baterias de lítio do mundo com sede em Laguna.