A atividade faz parte das celebrações que relembram a visita do Imperador a cidade, ocorrida entre os dias 2 e 3 de dezembro de 1826
Divulgação/Folha Regional Será realizada neste sábado, dia 29, uma encenação histórica especial que vai recriar a passagem do Imperador Dom Pedro I pelo município. O evento, organizado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), pela Associação dos Moradores e Amigos da Costa Carneiro (AMACOSTA), com apoio da Fundação Lagunense de Cultura, acontece no dia 29 de novembro, a partir das 9h, com início no bairro Magalhães e diversas paradas pelo Centro Histórico.
A atividade faz parte das celebrações que relembram a visita do Imperador a cidade, ocorrida entre os dias 2 e 3 de dezembro de 1826, durante a Guerra Cisplatina, além de marcar simbolicamente o bicentenário de nascimento de Dom Pedro II.
Encenação com mais de 60 participantes
A representação contará com 20 cavaleiros montados, além dos intérpretes de Dom Pedro I e seu ajudante de ordens, Chalaça. Cerca de 40 alunos do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires também participarão caracterizados com roupas da época, representando a população lagunense do século XIX.
A comitiva partirá das chamadas curvas do Idó, seguindo pela Avenida Costa Carneiro em direção ao Centro. Na Fonte da Carioca, um dos pontos mais simbólicos do percurso, o prefeito de Laguna fará a recepção oficial ao Imperador, entregando-lhe a chave da cidade, em um dos momentos mais aguardados da encenação. O ato será acompanhado por uma salva de canhões e discursos de Dom Pedro, que explicará os motivos de sua vinda histórica ao município.
Leia mais: Laguna confirma Carnaval 2026 com R$ 1 milhão para escolas de samba
Homenagem no local onde Dom Pedro I pernoitou
Após a recepção, a comitiva segue em cortejo até a região da Loja Talismã, onde será instalada uma placa comemorativa. O local marca o ponto onde existia, no século XIX, o prédio de três pavimentos em que Dom Pedro I pernoitou na noite de 2 para 3 de dezembro de 1826.
Missa encerra a programação
O trajeto finaliza na Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, onde será celebrada uma missa em homenagem ao aniversário de um ano de Dom Pedro II — conforme registrado historicamente durante a passagem do Imperador por Laguna.
Os organizadores destacam que o objetivo é transformar a encenação em um evento anual, reforçando a importância do episódio para a memória e identidade cultural da cidade.