Apresentação reuniu mais de 60 participantes e marcou o início das celebrações do bicentenário da passagem do imperador por Laguna
Foto: Divulgação A passagem de Dom Pedro I por Laguna em 1826 ganhou nova vida neste sábado, dia 29, com uma encenação teatral que mobilizou mais de 60 participantes. A atividade abre as comemorações do bicentenário da visita do primeiro imperador brasileiro à então Vila de Santo Antônio dos Anjos de Laguna.
O evento teve início no fim da avenida Costa Carneiro, no Mar Grosso, com uma caminhada composta por diversas paradas ao longo do trajeto, e seguiu até o Centro Histórico. Cerca de 20 cavaleiros, além de intérpretes, representaram Dom Pedro I e Francisco Gomes da Silva, o Chalaça — amigo e ajudante de ordens do monarca.
Durante o percurso, o público também acompanhou o descerramento de uma placa comemorativa em um edifício comercial na rua Gustavo Richard, onde, no século 19, ficava o sobrado em que o imperador pernoitou. O imóvel original já não existe mais, mas o ato marcou simbolicamente o local histórico.
A programação encerrou com uma missa na Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, em homenagem ao aniversário de Pedro II. Registros apontam que, em 1826, houve uma celebração religiosa semelhante pelo primeiro aniversário do filho e sucessor de Dom Pedro I.
O evento foi organizado pelo Instituto CulturAnita e pela associação comunitária da rua Costa Carneiro.