Prefeitura de Tubarão finalizou a fase de respostas aos questionamentos das empresas participantes. Empresa contratada emergencialmente continua o trabalho; expectativa é que a coleta seja normalizada até a próxima semana
Willian Reis/Folha Regional O edital de licitação para contratação da nova empresa responsável pela coleta de resíduos no município de Tubarão deve ser retomado a partir desta quarta-feira, dia 12. A afirmação é do secretário de Serviços Públicos e Zeladoria, Jó Krugüer.
Ele explica que os engenheiros responsáveis finalizaram as respostas aos questionamentos que impugnaram a sessão de abertura da Concorrência Eletrônica nº 06/2025, marcada para o dia 7 de novembro, quando a licitação foi novamente suspensa.
Conforme prevê a legislação, tais manifestações precisaram ser analisadas com rigor técnico e jurídico, garantindo igualdade de condições entre os participantes e total transparência ao processo. Com o avanço do processo, o edital deve ser retomado. Enquanto isso, a empresa Plural Serviços Técnicos Ltda, contratada emergencialmente para o serviço de coleta e transporte de lixo na cidade, continua com as forças-tarefas para normalizar os trabalhos.
Conforme o secretário, o trabalho está sendo monitorado e a expectativa é que até a próxima semana, o serviço seja normalizado. “Estamos cobrando constantemente da empresa para que o serviço seja colocado em dia. Na primeira semana já foram recolhidas 900 toneladas e estão recolhendo uma média de 150 toneladas por dia, acima do que era feito pela empresa anterior”, ressalta.
.jpg)
O secretário também destaca que a empresa Plural trouxe reforço de mão de obra do Rio de Janeiro e de Imbituba e estão se adequando às exigências previstas em contrato. “Agora é uma exigência que os caminhões tenham GPS para acompanharmos as rotas que estão sendo feitas. A empresa trouxe mão de obra e está seguindo o cronograma. Seguimos fiscalizando para resolvermos essa situação o mais breve possível.”
As equipes de coleta de resíduos atuaram ao longo de todo o fim de semana para reduzir o acúmulo de lixo nas ruas de Tubarão. Segundo a prefeitura, os trabalhos começaram no sábado, dia 8, às 5h30, mesmo com a chuva e o vento, e se estenderam até a tarde deste domingo, dia 9.
Os trabalhadores da empresa contratada de forma emergencial retomaram o atendimento na segunda-feira, dia 10, às 5h30.
No total, foram recolhidas 240 toneladas no fim de semana. “O foco, neste período de interinidade, é a melhoria do serviço essencial à população. Esse é o compromisso que estamos cobrando e acompanhando diariamente”, afirma o prefeito interino Felippe Tessmann.
Contrato emergencial
Desde o dia 2, está em vigor a contratação emergencial de nova empresa para o serviço de coleta e transporte de lixo na cidade. O novo contrato com dispensa de licitação foi assinado com a empresa Plural Serviços Técnicos Ltda, com sede no município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
O valor do serviço contratado mudou os valores de R$ 216,00 por tonelada, para R$ 287,80 por tonelada. O prazo de vigência da contratação é de três meses, ou até que se homologue a Concorrência Eletrônica nº 6/2025.
.jpg)
Vereador pede revisão da taxa de lixo até normalização do serviço
Em meio aos problemas que Tubarão enfrenta com a coleta de lixo, o vereador Gelson Bento (Progressistas) apresentou nesta segunda-feira, dia 10, uma proposição solicitando ao governo municipal medidas visando à extinção, redução ou concessão de desconto na taxa de coleta cobrada anualmente.
“A solicitação fundamenta-se na situação atual enfrentada pelo município em relação ao acúmulo de resíduos e à deficiência na prestação do serviço de coleta de lixo, o que vem gerando grande insatisfação e transtornos à população”, justificou o vereador na proposição.
Bento cita que a finalidade da taxa é custear a prestação do serviço, e que, neste momento, o serviço não vem sendo executado de forma satisfatória. “Entende-se ser justo e razoável que o Poder Executivo adote medidas para rever, reduzir ou suspender a cobrança até que a normalização da coleta esteja plenamente restabelecida”, afirmou.