Presidente respondeu às críticas do ex-mandatário dos EUA, que classificou o Brasil como “péssimo parceiro comercial”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta quinta-feira (14) às declarações de Donald Trump, que afirmou que o Brasil seria um “péssimo parceiro comercial” dos Estados Unidos.
“Ele resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil e nós estamos desmentindo. Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil, ele só tem lucro”, afirmou Lula em referência ao ex-presidente americano.
De acordo com o Monitor do Comércio Brasil-EUA, realizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), os Estados Unidos registraram superávit de US$ 1,7 bilhão no comércio com o Brasil apenas no primeiro semestre de 2025 — um aumento de 500% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No total, as exportações brasileiras para os EUA somaram US$ 20 bilhões, crescimento de 4,4%. Nesse comparativo, apenas a Argentina apresentou aumento maior, de 55,4% nas exportações.
Em suas declarações, o presidente brasileiro disse estar aberto a discutir tarifas comerciais, mas enfatizou que o país não aceitará imposições unilaterais de Washington.
“O Brasil é bom. O Brasil só não vai andar de joelhos para o governo americano. Eles estão ameaçando todo dia”, disse Lula.
Mais cedo, em coletiva no Salão Oval da Casa Branca, Donald Trump chamou o Brasil de “péssimo parceiro comercial” e ainda declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria sendo submetido a uma “execução política” em razão dos processos judiciais relacionados à tentativa de golpe em 2022.
Lula, no entanto, rebateu: “Bolsonaro está apenas respondendo aos crimes que é acusado no caso da trama golpista”.