A data será comemorada em 9 de junho. O projeto é de autoria do deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) e foi aprovado no Senado Federal em setembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar, nesta terça-feira, dia 15, o projeto de lei n° 3090/2023, que cria o Dia Nacional da Música Gospel. A data será comemorada em 9 de junho. O projeto é de autoria do deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) e foi aprovado no Senado Federal em setembro.
O dia escolhido para celebrar a data faz referência ao nascimento de Frida Vingren, missionária sueca e uma das fundadoras da Assembleia de Deus no Brasil.
Além de missionária, Vingren era cantora e compositora e foi responsável pela criação de diversos hinos religiosos.
“A experiência de milhares de brasileiros mostra cotidianamente, na prática, que a exposição à música gospel contribui para o equilíbrio emocional e espiritual dos ouvintes. Durante o ápice da pandemia do novo coronavírus, ela se revelou um recurso importante para apoiar e confortar pessoas que viviam uma situação de isolamento e estresse. Na ocasião, pesquisas oficiais apontaram que foi o estilo musical mais escutado para superar o medo na crise sanitária e fortalecer as condições emocional e mental por meio da fé. Mas não se trata apenas de uma constatação prática: estudos científicos vêm sinalizando na mesma direção, apontando que a música gospel constitui, de fato, um fator de manutenção da saúde mental, um aspecto cada vez mais em voga hoje em dia. A fixação de uma data nacionalmente dedicada à música gospel, além de valorizar a cultura e a religiosidade de milhões de brasileiros, chamará a atenção para esse importante vetor de conforto mental/psicológico e espiritual, contribuindo para que venha a ser mais conhecido e enaltecido no Brasil”, justifica o deputado no projeto de lei.