Última semana de agosto será marcada por massa de ar frio e seco no Estado
O amanhecer de segunda-feira, dia 26, foi um dos mais frios em Santa Catarina, com temperatura mínima próxima de 0°C e 33 municípios com temperatura negativa.
Urupema, na Serra, considerada a cidade mais fria do Brasil, registrou a sensação térmica de -22°C na manhã desta segunda-feira, segundo a Epagri/Ciram. O município também marcou a menor temperatura do Estado, com -3,35°C por volta das 4h.
Na Ilha de Florianópolis, a temperatura mínima variou de 1,7 a 6,7°C, com ocorrência de geada no centro de treinamento da Epagri, no bairro Itacorubi, onde a mínima foi 4,0°C. A ocorrência do fenômeno é menos comum no litoral, mas em massas de ar polares intensas há vários registros. A última geada em Florianópolis aconteceu em 24 de junho de 2023.
À tarde, as máximas oscilam entre 10 e 18°C. O risco se mantém moderado a alto para ocorrências associadas às baixas temperaturas, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
O mar segue agitado no Litoral Sul nesta segunda, com ondas de sul, alturas entre 2,0 e 2,5m e picos de até 3,0m em alto mar e fica pouco agitado da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, com ondas entre 1,5 e 2,0m e picos de até 2,5m em alto mar, configurando risco baixo a moderado relacionado à agitação marítima.
A terça-feira, dia 27, amanhece com formação de nevoeiros e de geada ampla em Santa Catarina. A massa de ar frio e seco segue mantendo o tempo firme com sol e variação de nuvens no decorrer do período.
As temperaturas variam entre -3 e 4°C entre o Meio-Oeste e os planaltos, marcam entre 4°C e 12°C no Baixo e Médio Vale e nas áreas costeiras e oscilam entre 1 e 5°C nas demais áreas. As temperaturas máximas ficam entre 18 e 22°C no Oeste e Extremo Oeste e marcam entre 12 e 19°C no restante do estado.
A quarta-feira, dia 28, inicia com geada pontual nos pontos mais altos dos planaltos e com formação de nevoeiros do centro ao leste. Ao longo do período a condição será de sol e variação de nuvens, com tempo mais fechado nas áreas ao sul do estado devido a instabilidades que atuam no norte do RS.
Não há riscos para ocorrências relacionadas às condições de tempo. O vento sopra fraco a moderado, de direção nordeste no interior de Santa Catarina e com direções variadas nas regiões costeiras. As temperaturas mínimas variam entre 10 e 14°C nas áreas costeiras, no Baixo e Médio Vale do Itajaí, no Oeste e no Extremo Oeste e marcam entre -1 e 11°C nas demais regiões. À tarde, as máximas oscilam entre 18 e 25°C pelo estado.