Diversas tentativas de desencalhe foram feitas desde quinta-feira para resgate do animal
Após diversas tentativas frustradas de desencalhar a baleia que estava desde a manhã de quinta-feira, dia 13, na Praia do Campo Bom, em Jaguaruna, o animal morreu na madrugada deste sábado, dia 15.
As equipes de biólogos, veterinários, voluntários e Polícia Militar Ambiental de Laguna, estiveram no local e formaram uma força-tarefa desde quinta-feira, dia 13, para tentar resgatar o animal da espécie baleia-de-bryde (Balaenoptera brydei), de cerca de sete metros e com mais de cinco toneladas.
Até o final da tarde desta sexta-feira, dia 14, uma máquina retroescavadeira esteve no local na para retirar a areia e tentar formar um valo ao lado do animal, que chegou a ser puxado por cabos por uma embarcação que veio de Laguna para auxiliar na operação. No entanto, não foi possível remover o animal.
O surfista e empresário João Baiuka acompanhou toda a operação de tentativas de desencalhe de forma voluntária e compartilhou imagens da operação. “Vamos em frente, seguindo como voluntário e aprendendo para ter melhores resultados lá na frente, pode ter certeza que não foi falta de vontade que ela veio a falecer. Parabenizo também todos os esforços e voluntários que participaram dessa missão.”