Nos próximos dias e principalmente no domingo, a sensação será de frio intenso
A intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, já começou a chegar ao Sul do Brasil, declinando ainda mais as temperaturas em toda Santa Catarina.
Nos próximos dias e principalmente neste domingo, dia 30, a sensação será de frio intenso, pois as temperaturas seguem em declínio até o amanhecer de domingo, quando são esperadas as menores temperaturas deste evento de frio, de forma geral.
No amanhecer deste sábado, dia 29, houve ocorrência de geada e temperaturas negativas na serra catarinense. Confira os registros feito pela estação meteorológica Climaterra:
-1,5 S.Joaquim/C.Souza
-0,9 urupema/Epagri
-0,1 Urubici/Renato Nicoletti
0,7 B.Jardim/Eco Resort
1,3 Painel/Epagri
O vento sopra com intensidade fraca a moderada de sudoeste no interior do estado e de sul no litoral, com rajadas de até 70 km/h nas áreas costeiras, e nos pontos mais altos do Meio-oeste, Vale do Itajaí e do Planalto Sul, com risco baixo para ocorrências associadas aos ventos.
As máximas variam entre 13 e 18°C no Vale do Itajaí, Planalto Norte e no Litoral Norte e marcam entre 5 e 16°C no restante de SC, há risco moderado a alto para agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Mar agitado no Litoral Sul, com ondas de 2,5 a 3,5m, com picos de 4,0m em alto mar, mar agitado na Grd. Florianópolis, com ondas entre 2,5 e 3,0m e mar pouco agitado no Litoral Norte, com ondas entre 2,0 e 2,5m. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.
No domingo, dia 30, devido a atuação de uma intensa massa de ar seco polar que se estabelece em Santa Catarina, o dia inicia com formação de geada nos pontos mais altos do estado, terá formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã e tempo estável e predomínio de sol em todas as regiões.
O vento sopra com intensidade fraca a moderada de quadrante sul, com rajadas moderadas na costa do Litoral Sul e da Grande Florianópolis entre a madrugada e a manhã. As temperaturas mínimas, oscilam entre -6 e 3°C no Meio-Oeste, no Planalto Sul e na Grande Florianópolis Serrana, variam entre 0 e 6°C pelo estado com pontuais entre 8 e 11°C do Baixo Vale ao Litoral Norte e na Ilha de Florianópolis. As máximas não passam dos 15°C no estado.
O risco é moderado a alto para agravamento de doenças cardiorrespiratórias. O mar segue agitado no Litoral Sul, com ondas de 2,5 a 3,5m, com picos de 4,0m em alto mar, mar agitado na Grd. Florianópolis, com ondas entre 2,5 e 3,0m e mar pouco agitado no Litoral Norte, com ondas entre 2,0 e 2,5m. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.
O frio se mantém, porém menos intenso, no amanhecer da segunda-feira, dia 1º, quando ainda são esperadas temperaturas próximas a abaixo de 0°C entre os planaltos e o Meio-Oeste. Nas demais regiões do estado, as mínimas oscilam entre 2°C e 8°C com marcas ainda abaixo de zero de forma pontual.
Ao longo da manhã os nevoeiros dissipam, dando lugar ao sol que predomina em todas as regiões. O vento sopra com intensidade fraca, predominante de quadrante norte no interior do estado e com direções variadas no litoral e em áreas próximas.
As temperaturas mínimas variam entre -2 e 4°C nos pontos mais altos dos planaltos do Meio-Oeste e da Grande Florianópolis Serrana, marcam entre 2 e 6°C nas demais regiões, com pontuais entre 7 e 13°C na Ilha de Florianópolis e do Baixo Vale ao Litoral Norte. As máximas ficam entre 14 e 19°C no estado, com pontuais de 20°C no Oeste e Extremo Oeste.
O risco é moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias. O mar segue agitado no Litoral Sul e Pouco agitado da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, com a agitação marítima diminuindo ao longo do dia, e risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca.