Domingo, 05 de outubro de 2025
Tubarão
31 °C
20 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
20 °C
COTIDIANO

Metanol: Ministro da Saúde pede que brasileiros evitem destilados com tampa de rosca

Padilha recomenda evitar bebidas destiladas após aumento de casos suspeitos; Ministério anuncia compra de 2,5 mil tratamentos contra ingestão de metanol

04/10/2025 16h02 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta à população, neste sábado, dia 4, para que evite o consumo de bebidas destiladas, especialmente aquelas comercializadas em garrafas com lacre de rosca.

A recomendação ocorre em meio ao aumento dos casos suspeitos de intoxicação por metanol no país. “Estamos falando de um produto de lazer, não é um produto da cesta básica alimentar. Se é um produto de lazer, evite um risco como esse no seu momento de lazer”, afirmou Padilha durante entrevista coletiva em Teresina (PI).

O ministro ainda ressaltou que a medida é preventiva e visa conter novos casos enquanto as investigações estão em andamento.De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol chegou a 127. Desses, 11 foram confirmados por exames laboratoriais. As notificações foram registradas em 12 estados brasileiros, segundo informações da pasta.

Padilha explicou que, até o momento, as autoridades identificaram a presença da substância tóxica apenas em bebidas destiladas engarrafadas com lacre de rosca. “Não foi identificada ainda nas latinhas, que seria muito mais difícil a pessoa adulterar”, destacou o ministro.

Apesar disso, ele reforçou que a orientação é evitar qualquer tipo de destilado até que os casos sejam totalmente esclarecidos. A apuração das ocorrências está sendo conduzida pela Polícia Federal (PF), em conjunto com forças de segurança estaduais e municipais.

O governo federal também anunciou a aquisição de novos antídotos e insumos para tratamento de pacientes intoxicados. Além das 12 mil ampolas de etanol farmacêutico compradas recentemente, o Brasil adquiriu um novo medicamento do Japão para ampliar o atendimento nos hospitais públicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!