Urupema e São Joaquim registraram temperaturas negativas no amanhecer deste domingo
A neve apareceu mais uma vez na madrugada deste domingo, dia 25, na serra catarinense. Moradores e turistas acordaram cedo para apreciar o fenômeno. O domingo iniciou com frio intenso e temperaturas negativas. Em Urupema, os termômetros marcaram – 3,3°C e em São Joaquim – 1,6°C.
No decorrer do dia, a massa de ar seco e frio avança ainda mais pelo Estado, deixando o tempo firme e com o sol aparecendo entre nuvens em todas as regiões. As temperaturas mínimas variam entre 4°C e 9°C no litoral e áreas próximas e de -4°C a 3°C nas demais regiões.
À tarde, as máximas oscilam entre 6°C e 13°C do Extremo Oeste aos planaltos e entre 13°Ce e 17°C no litoral e Vale do Itajaí. O risco continua moderado a alto para ocorrências associadas às baixas temperaturas, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
A segunda-feira, dia 26, amanhece com frio ainda mais intenso em Santa Catarina, com condição para geada ampla desde o Extremo Oeste até áreas do litoral.
A atuação da massa de ar frio e seco favorece o tempo firme, o que mantém o tempo ensolarado ao longo do dia. As temperaturas mínimas seguem muito baixas, variando entre -5°C e 2°C desde o Extremo Oeste até a Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí e de 2°C a 8°C no Médio e Baixo Vale do Itajaí e regiões costeiras.
À tarde, as máximas oscilam entre 14°C e 19°C na maior parte do estado e ficam entre 9°C e 15°C no Planalto Sul. O risco se mantém moderado a alto para ocorrências associadas às baixas temperaturas, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Na terça-feira, dia 27, a massa de ar frio e seco segue atuando em Santa Catarina, mantendo condição para geada nos planaltos e Meio-Oeste e favorecendo o tempo firme com algumas nuvens no decorrer do dia.
No amanhecer, as temperaturas variam entre -2°C e 4°C no Grande Oeste, planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana e entre 5°C e 10°C nas demais regiões.
As temperaturas máximas se elevam em relação aos dias anteriores, ficando na casa dos 16°C no Planalto Sul e oscilando entre 17°C e 21°C no restante do Estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às baixas temperaturas, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.