Sexta-feira, 04 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
COTIDIANO

Nova massa de ar polar derruba temperaturas e traz riscos de geada e mínimas negativas em SC

Segundo a Epagri/Ciram, terça e quarta-feira serão os dias mais frios da semana

30/06/2025 12h10 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

Uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pelo Sul do Brasil e provoca declínio acentuado nas temperaturas em Santa Catarina, com efeitos até a manhã de quinta-feira, dia 3.

De acordo com a Epagri/Ciram, o frio atinge todas as regiões do estado, com destaque para as áreas de maior altitude (acima de 700/800 metros), onde as mínimas podem variar de 0°C a -6°C, especialmente do oeste aos planaltos e Alto Vale do Itajaí.

No Planalto Sul, os termômetros podem chegar a -6°C a -8°C. Já no Litoral, as mínimas devem oscilar entre 0°C e 8°C. A condição é favorável para formação de geada ampla, desde o Extremo Oeste até o Litoral Sul. Nas demais regiões, como Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, a geada pode ocorrer de forma mais isolada.

Os dias mais gelados estão previstos para o amanhecer de terça, dia 1º, e quarta-feira, dia 2. As temperaturas devem permanecer baixas até a manhã de quinta-feira, dia 3, exigindo atenção especial da população para proteção contra o frio, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade e pets, bem como medidas preventivas na agricultura e agropecuária.

Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) devem amanhecer com temperaturas baixas ao longo da semana, especialmente entre quarta e sexta.

Na capital gaúcha, a mínima pode chegar a 0 °C no início da semana, com máximas em torno de 10 °C e céu nublado, além de chuva isolada prevista para quinta. Florianópolis começa com mínimas de 7 °C e máximas de até 17 °C, mantendo muitas nuvens e chances de chuva ao longo dos dias.

Em Curitiba, o frio se intensifica a partir de quarta, com mínima de 5 °C e máxima de 10 °C, tempo fechado e chuvas isoladas frequentes até o fim da semana.

No Centro-Oeste, o frio mais intenso também será sentido, principalmente em Mato Grosso do Sul e na faixa oeste de Mato Grosso. Em cidades como Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), a previsão aponta manhãs frias e tardes amenas, com céu limpo e pouca nebulosidade, mas o padrão típico de inverno seco continua predominando na região.

O frio e a chuva, provocados por uma massa de ar polar, seguem castigando algumas regiões no Sul do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para declínio de temperatura que abrange os três estados da região, além do Sudeste e Centro-Oeste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!