Desenvolvido pela InoversaSul, o empreendimento funcionará no Sigma Park e será lançado no próximo dia 29 de maio, no local
Um novo espaço de apoio aos empreendedores e futuros empreendedores da região. Esse é o propósito do Observatório de Empreendedorismo Inovador da Amurel – ObservarEI.
Iniciado em 2017, o projeto capitaneado pela Fundação InoversaSul foi constituído para contribuir com o desenvolvimento econômico sustentável na região, através do fomento para atividades de inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual e transferência tecnológica entre os municípios.
A plataforma de informações e dados agora será lançada com espaço físico próprio no Sigma Tech Park, com a atuação de profissionais capacitados pela InoversaSul.
O lançamento oficial e sua instalação no Centro de Inovação de Tubarão será no dia 29 de maio, às 17h, no auditório do Centro de Inovação, com posterior visita técnica à sala do Observatório, no mesmo prédio.
A ferramenta oferecerá um conjunto de dados e soluções que será fornecido gratuitamente ao público, especialmente aos empreendedores interessados em investir na região da Amurel, objetivando facilitar a tomada de decisão e reduzir riscos e incertezas.
A implantação do ObservarEI trará ferramentas para o planejamento e metodologias para a administração e estruturação de ambientes de inovação. O observatório através do fornecimento de dados e informações, também poderá contribuir com a estruturação de projetos e programas de incubação e aceleração de empresas e pessoas.
Em sua concepção e construção o projeto contou com o aporte de recursos de emendas parlamentares propostas pelo então senador Jorginho Mello, senador Espiridião Amin e as deputadas federais Geovânia de Sá e Carmen Zanotto.
Em sua concepção e funcionamento, o ObservarEI conta com o apoio da Amurel, Sigma Tech Park, FIESC, Unisul Ânima, Prefeitura de Tubarão, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e Ministério da Agricultura e Pecuária.
Para o presidente da Fundação InoversaSul, professor Valter Alves Schmitz Neto, o ObservarEI cumprirá importante papel na geração de desenvolvimento, emprego e renda na região. “A informação é o que move o empreendedor a tomar decisões e o observatório vai atuar nesta frente, possibilitando uma série de dados e possibilidades de cruzamentos de informações que vão ajudar quem quiser conhecer a realidade socioeconômica da região”, enfatiza Valter.