Quarta-feira, 04 de junho de 2025
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C
COTIDIANO

VÍDEO: Pescadores são surpreendidos por salto de baleia e imagens impressionam em SC

Com chegada do frio, baleias-francas retornam ao litoral de SC e abrem temporada de avistamentos

01/06/2025 18h06 | Atualizada em 01/06/2025 18h13 | Por: Redação Folha Regional

As gigantes dos mares já estão dando o ar da graça no Litoral de Santa Catarina. Neste sábado, dia 31, pescadores foram surpreendidos por uma baleia que passou próximo ao barco na região das Ilhas Itacolomi, em Balneário Piçarras.

“Na verdade, eu nem consigo te explicar direito. Eu pesco no mar já faz uns 7 anos. Mas presenciar um momento desses, de perto, é totalmente fora da realidade! Você já sente emoção vendo pelo celular ou na TV — imagina ao vivo! É uma mistura de emoção, medo e adrenalina que toma conta do corpo. Resumindo: é lindo, mas deixa as pernas tremendo!”, afirmou Mateus. 

No litoral sul, os primeiros registros delas aconteceram nesta semana em duas praias, na região que é um dos principais berçários da espécie.
Ao menos duas baleias-francas foram vistas em três dias no litoral de Santa Catarina, abrindo a temporada de avistamentos de 2025. Segundo Eduardo Renault, pesquisador e gerente do Projeto Franca Austral (ProFRANCA), o primeiro registro ocorreu na Praia do Rosa, em Imbituba, no litoral sul.

A equipe não conseguiu encontrar o animal devido ao mau tempo, mas confirmou a ocorrência mediante imagens recebidas pelos pesquisadores. Um novo registro foi feito por populares horas depois na Praia da Silveira, em Garopaba, na mesma região. 

O litoral sul de Santa Catarina é um dos principais berçários da espécie, ameaçada de extinção, sendo uma área crítica para sua conservação.
A temporada de baleias-francas ocorre geralmente de julho a novembro, com pico de avistagens entre agosto e setembro. Assim como no ano passado, os registros começaram mais cedo em 2025.

Tecnologia a serviço da conservação

Qualquer pessoa pode contribuir com a ciência e a proteção das baleias-francas, utilizando o aplicativo ProFranca, disponível gratuitamente para Android e iOS. Com a ferramenta, é possível acompanhar e registrar avistagens de baleias, enviar fotos e informações de localização em tempo real, que são integradas ao banco de dados do projeto e disponibilizadas ao público. 

Esses dados auxiliam a equipe técnica no monitoramento da espécie e ajudam a construir um panorama mais preciso sobre os padrões de ocorrência das baleias no litoral brasileiro. A comunidade, turistas e pescadores podem colaborar com a conservação da espécie informando avistagens pelo canal oficial do Projeto Franca Austral ou pelas redes sociais. A participação da sociedade é fundamental para o sucesso das ações de proteção das baleias-francas.

Importância da conservação

Em setembro de 2024, os sobrevoos realizados entre Cidreira (RS) e Florianópolis registraram a presença de 216 baleias-francas, incluindo 214 mães com filhotes e dois adultos solitários. A região de Imbituba destacou-se com 46 avistagens entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, evidenciando a importância dessa área como berçário para a espécie

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!