Levantamento realizado pelo Instituto Mapa foi divulgado pelo Diário do Sul nesta terça-feira
A primeira pesquisa eleitoral sobre intenção de votos para candidato a prefeito de Tubarão foi divulgada nesta terça-feira, dia 24. O levantamento foi realizado pelo Instituto Mapa, de Florianópolis, e contratado pelo jornal Diário do Sul.
De acordo com os dados levantados pelo instituto, caso a eleição fosse hoje, o candidato Estêner Soratto (PL) estaria à frente, com 49,3% de intenções de voto.
Outros dois candidatos concorrem à prefeitura de Tubarão e, na pesquisa estimulada, classificam-se hoje desta maneira: em segundo lugar está Carlos Stüpp (PSDB), com 26,1%, e em terceiro, Maristela Francisco (PT), com 15%.
Votos brancos e nulos somaram 3,7%, e 5,9% não souberam responder.
Na pesquisa estimulada, os entrevistados foram informados dos nomes dos candidatos. A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Neste caso, Estêner Soratto teria de 44,4% a 54,2% dos votos; Carlos Stüpp teria de 21,8% a 30,4%; e Maristela Francisco, de 11,5% a 18,5% dos votos.
Registro
A pesquisa foi realizada em 19 e 20 de setembro, com 406 eleitores, por telefone, por bairros de Tubarão, com nível de confiança utilizado de 95%. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SC-04014/2024.
Índice de rejeição também é apontado
A pesquisa também apresentou o índice de rejeição dos candidatos a prefeito de Tubarão. Os eleitores foram questionados sobre em quem eles não votariam de jeito nenhum.
Neste quesito, a candidata Maristela Francisco (PT) obteve o maior índice de rejeição, com 42,4% das respostas.
Estêner Soratto (PL), que tem a maior intenção dos votos, apresentou o segundo maior índice de rejeição, com 27,1%.
Já o candidato Carlos Stüpp obteve a menor rejeição na pesquisa entre os entrevistados, ficando com 18,7% das respostas.
Os resultados ainda constataram que 2% dos pesquisados rejeitam todos os três candidatos e 9,9% deles não sabem ou não rejeitam nenhum.
A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais. O nível de confiança utilizado na pesquisa é de 95%.
As informações são do Diário do Sul