PL conquistou sete prefeituras entre os 18 municípios da região. Progressistas fez cinco
O cenário político mudou nos 18 municípios que compõe a região da Amurel após as eleições municipais. Dos partidos que concorreram ao pleito na região, o Partido Liberal (PL) e o Progressistas (PP) lideram. O PL conquistou sete prefeituras, incluindo a maior cidade da região, Tubarão, com a eleição de Estêner Soratto Júnior.
Com o apoio do presidente do PL no Estado, o governador Jorginho Mello, Soratto comemorou o crescimento do partido no sul e projeta candidato a deputado estadual em 2026. “Nós passamos de uma para sete prefeituras, foi um crescimento fantástico e vamos ter candidato a deputado estadual em 2026. Vou trabalhar para que esse nome seja de Tubarão”, afirmou o deputado estadual que deve deixar o cargo na Assembleia Legislativa em dezembro.
Com a saída de Soratto, a cadeira de deputado será assumida pelo suplente Maurício Peixer (PL) de Joinville.
O segundo partido que mais elegeu prefeitos na Amurel foi o Progressistas, com cinco eleitos. Segundo o deputado estadual Pepê Collaço (PP), 18 dos 47 municípios entre o Morro dos Cavalos e a divisa com Rio Grande do Sul terão prefeitos do partido a partir de 1º de janeiro de 2025.
Além disso, 12 vice-prefeitos eleitos para o próximo mandato são Progressistas. "Este é um baita resultado para o nosso partido. Claro que ficamos tristes pelos que não se elegeram, mas agora é seguir com o trabalho em busca de bons mandatos para nos futuros prefeitos e vice", comenta.
Já o PSD conquistou duas prefeituras. Podemos, Republicanos e PT elegeram um prefeito cada um.
Oito reeleitos
Oito prefeitos garantiram a reeleição nas urnas no domingo, dia 6. Em Jaguaruna, o atual prefeito Laerte Silva (Podemos) conquistou um feito histórico, ao ser o primeiro prefeito a se reeleger no município com 59,10% dos votos.
Em Pedras Grandes, Agnaldo Filippi (PP) também conquistou uma votação histórica ao receber 63,72% dos votos garantindo sua reeleição. O prefeito de Treze de Maio Neném Bardini (PL) seguirá no comando da prefeitura ao conquistar 61,66% dos votos.
Em Sangão, o Progressistas garantiu a reeleição de Castilho com 56,86% dos votos. O Progressistas também manteve a prefeitura de Grão-Pará com a vitória do prefeito Helio Alberton Júnior (PP), reeleito com 65,19% dos votos e de Gravatal, com a reeleito do prefeito Clei Rodrigues (PP) com 41,86% dos votos.
Em Armazém, Luiz Mendes (PSD) também celebrou sua reeleição, com 56,35%. Em Imaruí, Patrick Correa (Republicanos) também vai seguir pelos próximos quatro anos como prefeito da cidade. Ele teve 55,76% dos votos.
Confira o cenário político na Amurel
PL
Capivari de Baixo
Claudir Bitencourt (PL) 35,10%
Treze de Maio
Neném Bardini (PL) reeleito - 61,66%
Tubarão
Soratto (PL) – 73,30%
Laguna
Preto Crippa (PL) – 46,18%
São Ludgero
Paulinho Lorezetti (PL) - 54,60%
São Martinho
Anelise (PL) 55,60%
Imbituba
Michel Peninha (PL) – 48,66%
Progressistas
Sangão
Castilho (PP) reeleito - 56,86%
Pescaria Brava
Henrique da Saúde (PP) - 57,74%
Pedras Grandes
Agnaldo Filippi (PP) reeleito - 63,72%
Gravatal
Clei Rodrigues (PP) reeleito - 41,86%
Grão-Pará
Helinho (PP) reeleito – 65,19%
Podemos
Jaguaruna
Laerte Silva (Podemos) reeleito - 59,10%
MDB
Braço do Norte
Laurinho Boeing (MDB) - 46,83%
PSD
Armazém
Luiz Mendes (PSD) reeleito - 56,35%
Rio Fortuna
Lindomar Ballmann (PSD) - 63,24%
PT
Santa Rosa de Lima
Siuzete (PT) – 44,08%
Republicanos
Imaruí
Patrick Correa (Republicanos) reeleito - 55,76%