A expectativa é que seja anunciada uma coligação em apoio à candidatura de Soratto
Com a liberação das convenções partidárias, as siglas se preparam para homologar seus pré-candidatos na disputa das eleições municipais deste ano. Do dia 20 de julho a 5 de agosto, os partidos decidirão sobre coligações e escolherão os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que concorrerão até o pleito de 6 de outubro.
Em Tubarão, cerca de nove nomes estão em debate como pré-candidatos a prefeito, porém, as convenções partidárias homologarão as coligações e a expectativa é que se reduza em três grandes chapas que concorrerão à majoritária na cidade.
A Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) deu a largada e foi a primeira a realizar sua convenção, no dia 20 de julho, que confirmou a candidatura à prefeitura de Maristela Francisco (PT), com o ex-vereador Professor Paulão (PT) como vice. É a primeira vez em 42 anos que a cidade tem uma mulher concorrendo ao cargo.
Nesta quinta-feira, dia 25, às 19h, na Câmara de Vereadores, o MDB fará a sua convenção. O partido havia anunciado o nome do ex-delegado Jair Tártari como pré-candidato. O grupo definirá se apoiará a candidatura do deputado estadual Estêner Soratto (PL) à prefeitura, com a possibilidade de não ter espaço na majoritária, ou sair em chapa pura.
Já no domingo, dia 28, estarão em convenção no mesmo endereço o PL e o PRD, que é aliado do PL, que deve homologar o nome de Estêner Soratto como pré-candidato a prefeito, com o apoio do PRD.
A candidatura de Soratto pode ainda ganhar o apoio de mais cinco partidos: PSD, MDB, União Brasil, Podemos e Republicanos.
O PSD ainda não confirma a coligação e mantém o nome do vereador Denis Matiola como pré-candidato a prefeito. O nome de Denis é um dos cotados para compor como vice de Soratto. Neste domingo, às 14h55, no Plenário da Câmara de Vereadores de Tubarão, será anunciada a decisão da sigla que atualmente comanda a cidade com o prefeito Jairo Cascaes (PSD).
Quem também definirá seus candidatos é o União Brasil. O partido anunciou o nome de Deka May como pré-candidato a prefeito e a expectativa é que declarem apoio à candidatura de Soratto como cabeça de chapa.