Conforme comandante da PM, todo o efetivo está escalado para atuar nas cidades da Amurel no decorrer do pleito neste domingo
O 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão está preparado para promover a segurança pública necessária para o pleito eleitoral que ocorre neste domingo, dia 6.
Conforme o comandante-geral da PM, tenente-coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão, uma operação foi planejada há alguns meses para apoiar a Justiça Eleitoral durante o processo com reforço do efetivo para o dia da votação.
“Todo o efetivo do 5º Batalhão já está escalado. Acredito que os outros batalhões também vão escalar todo o efetivo para participar desse policiamento no pleito eleitoral. Até o momento, não tivemos maiores incidentes envolvendo a questão das eleições”, comenta o comandante-geral.
Bona Portão destaca que haverá rondas, principalmente nas cidades menores da região da Amurel.
“Em relação às cidades menores, em que os ânimos acabam se exaltando um pouco mais e onde os eleitores acabam também se manifestando de uma forma um pouco mais presente, a Polícia Militar vai sim reforçar o seu efetivo. Nós já temos todo um planejamento para que o evento transcorra da melhor forma possível. E a intenção é sempre que o eleitor exerça o seu direito de voto e participe também dessa chamada festa da democracia”, reforça o comandante-geral.
Em todo o Estado, as forças de segurança também darão apoio ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) através do grupo de pronta resposta montado pelo próprio TRE-SC para atuar no dia eleição.
Reforço no combate a notícias falsas
A Polícia Civil estará com todas as suas delegacias de polícia abertas no dia das eleições, durante o expediente e horário de votação. Uma outra ação da Polícia Civil será a de realizar trabalho investigativo em casos de “deepfakes”, ou seja, se surgirem notícias fantasiosas, por exemplo, com alterações de áudios e vídeos. A apuração dessas fraudes terá o apoio de especialistas da Polícia Científica na produção de laudos. A Polícia Científica atuará com celeridade nessas análises.
A Polícia Civil também instalará um centro de apoio jurídico interno para que delegados da instituição pelo Estado possam tirar dúvidas ao se depararem, por exemplo, diante de crimes eleitorais ou outras situações.