Segundo a prefeitura, mais de 3,8 mil pacientes aguardam consulta oftalmológica no município
A Policlínica de Tubarão passa a contar com atendimentos regulares em oftalmologia geral, ampliando a oferta de serviços especializados à população.
A ampliação representa um avanço significativo no cuidado com a saúde da visão, especialmente diante da demanda reprimida de 3.806 pacientes aguardando por consulta oftalmológica. A inserção deste atendimento diretamente na estrutura da Policlínica contribui para facilitar o acesso, reduzir deslocamentos, descentralizar os serviços e fortalecer a rede de atenção especializada.
“O cuidado preventivo, o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado de doenças oculares são fundamentais para evitar complicações e preservar a qualidade de vida da população”, destaca o secretário de Saúde, Otávio Piva.
O serviço é direcionado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e os agendamentos são realizados exclusivamente por meio do SISREG (Sistema de Regulação). Para ser atendido, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, onde será avaliado. Caso necessário, será encaminhado ao oftalmologista por meio do sistema, respeitando critérios técnicos e clínicos.
“É importante ressaltar que todo o acesso a esse serviço é regulado. O paciente, após a consulta na UBS, entra no SISREG e passa por avaliação do médico regulador, que define a prioridade com base nos protocolos clínicos. Assim, garantimos que os casos mais urgentes sejam atendidos com brevidade, respeitando a equidade no acesso”, afirma a gerente de Regulação Municipal, Patrícia Marcon.