A votação da denúncia por infração político-administrativa contra o vereador ocorreu na sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira
Por maioria dos votos a Câmara de Laguna rejeitou na tarde desta segunda-feira, dia 30, uma denúncia que pedia a cassação do mandato do vereador Anderson Silveira de Souza, o Maninho da Barra (Podemos).
A votação da denúncia por infração político-administrativa contra o vereador ocorreu na sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira. O placar ficou em oito votos contrários à denúncia e quatro votos a favor.
Maninho da Barra tenta a reeleição como vereador. A denúncia apresentada pelo advogado Gilberto Mello Pinho, candidato a vereador pelo PCdoB, alega que Maninho teria violado a probidade administrativa e os princípios da administração pública.
Cita um vídeo gravado no último dia 17, no Farol de Santa Marta, em que o vereador e o intendente da Região da Ilha, Everaldo Serafim Laureano, chegam ao local com o carro oficial da prefeitura de Laguna e com adesivos de campanha afixados na camiseta.
A denúncia apresenta também um áudio de WhatsApp em que o superintendente afirma que lajotas, que teriam sido adquiridas por meio de emenda parlamentar estadual, foram colocadas na região do Farol a pedido de Maninho. Mas, para o advogado Gilberto Mello Pinho, houve irregularidade na destinação das lajotas, pois a obra ainda não teria os projetos técnicos e licenças ambientais. Ele reforça também que vereador não tem prerrogativa para ordenar a destinação das emendas, o que é função do Executivo.
O advogado pedia o recebimento da denúncia, culminando com a cassação do mandato por meio de comissão processante.