Comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello reforçou a importância da interação entre as cidades conhecidas por suas ondas gigantes durante passagem por Portugal
Jaguaruna e Nazaré, em Portugal, se tornarão oficialmente cidades-irmãs. O projeto de lei que autoriza o acordo de irmanamento entre as cidades já foi aprovado por ambas e será formalizado nos próximos dias com a vinda do presidente da Câmara Municipal de Nazaré, Manuel Sequeira, a Santa Catarina. A data está sendo debatida.
Na semana passada, o governador Jorginho Mello se reuniu com o presidente da Câmara em Nazaré, durante sua visita a Portugal. Entre os temas tratados, as competições de ondas gigantes que projetaram Nazaré mundialmente e que também movimentam o setor de esportes e turismo português.
:: Saiba mais
Em Portugal, governador trata de turismo de ondas gigantes e geminação entre Nazaré e Jaguaruna
Em Jaguaruna, a Laje da Jagua é famosa pelas ondas grandes e também pode ser um atrativo a mais para o Estado, tanto no setor de esportes, quanto o de turismo.
“Eu não tenho dúvida que essa interação entre Jaguaruna, Santa Catarina e Nazaré vai trazer muitos frutos na área do turismo e do esporte, pra que a gente possa surfar também nessa grande onda que eles já surfam mundialmente”, comentou o governador.
O presidente da Câmara Municipal se colocou à disposição para contribuir com o intercâmbio da experiência já consolidada de Nazaré. “Momento muito importante para nós, entrar no Estado de Santa Catarina, através das parcerias que já criamos com Jaguaruna e vai continuar esse processo de migração. Para nós é importante por criar essa ligação que são as ondas gigantes, potencializar essa marca, que é algo que nos projeta a nível mundial. Em conjunto, vamos alcançar coisas bonitas”, afirmou Sequeira.
A aproximação entre os municípios de Jaguaruna e Nazaré se baseou em características e semelhanças entre ambas, isto é, o reconhecimento de que possuem as maiores ondas de surfe do Brasil e do mundo, respectivamente.
O Poder Executivo de Jaguaruna destacou em projeto de lei que se compromete a assegurar maior intercâmbio e aproximação entre as cidades-irmãs, especialmente nas relações culturais, esportivas, sociais, econômicas e ambientais, já que se tratam das cidades com as maiores ondas de surfe.
O futuro acordo de irmanamento prevê, por exemplo, ações de intercâmbio esportivo para aprimoramento da prática de surfe de ondas grandes e outros esportes e maior envolvimento entre empresas, investidores e profissionais de ambos os municípios.