A ferramenta será a primeira da Amurel a ter um mapa de obras com georreferenciamento
Técnicos da Betha Sistemas, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a gestão pública, apresentaram ao prefeito de Tuabrão, Jairo Cascaes, e secretários municipais, o novo Portal da Transparência.
O portal idealizado pela empresa vai substituir o atual e trará ao cidadão a possibilidade de obter diversas informações da administração municipal de forma rápida e atualizada, já que a plataforma vai ser alimentada em tempo real.
Informações de diversas áreas da gestão municipal, tais como receitas, despesas, licitações, contratos, convênios, parcerias, entre outros, além de um mapa de obras com georreferenciamento – o primeiro da Amurel – poderão ser acessados facilmente. “Será uma grande melhoria no que se refere à transparência, pois o cidadão poderá pesquisar com mais agilidade os dados da administração municipal. Neste novo formato, as informações estão mais visíveis, são mais fáceis de localizar”, destacou o prefeito Jairo Cascaes.
O Portal da Transparência está em fase de implantação e o lançamento será informado pela prefeitura em seus canais de comunicação nos próximos dias.
Há poucas semanas veio à tona o dado de que Tubarão é um dos municípios menos transparentes da Amurel segundo o Radar da Transparência Pública.
O presidente do Observatório Social de Tubarão, Isaac Ghizoni Tonon relata que ainda no ano passado o grupo se reuniu com o prefeito Jairo Cascaes e o então secretário de Gestão, Tarcísio Hemkemeier, para tratar do Portal da Transparência. Citaram as dificuldades para acessar os dados públicos, muitas vezes inexistentes ou lançados com atraso.
Como resposta ouviram que a prefeitura estava encerrando o contrato com a empresa de sistemas e que uma nova licitação estava sendo elaborada, com termo de referência baseado em portais de outras cidades, mais acessíveis, completos e eficientes.
“Explicaram ainda que os arquivos não estavam alinhados, uns estão em computadores e outros em nuvem, e que a partir desta nova contratação este problema seria solucionado, sendo os dados lançados em tempo real”, afirma Tonon. O presidente diz que há poucos dias o OSB local entrou em contato com a prefeitura e foi informado de que no máximo em 60 dias o novo contrato será assinado.
“A expectativa é de que tenhamos um portal com todas as informações e de fácil acesso para que qualquer cidadão possa navegar pelo site e encontrar de forma rápida os dados que procura em sua pesquisa”, avalia Tonon.