Após as obras de pavimentação, uma rotatória provisória deve ser testada no cruzamento da Rua Aldo Hülse com a João Adolfo Corrêa, para substituir o atual semáforo
A Rua Aldo Hülse, no bairro Passo do Gado, em Tubarão, passará por revitalização da pavimentação asfáltica. A prefeitura lançou a licitação para definir a empresa que executará a obra em 841,40 metros de extensão.
Há alguns meses foi feita a repavimentação da Rua Prudente de Morais até o início da Rua Aldo Hülse pela empresa Pavimentadora Alfa, vencedora da licitação. A obra na Aldo Hülse tem valor máximo de R$ 752.114,95.
As empresas interessadas participarão da abertura da sessão pública para definição das propostas no próximo dia 24, às 14h. O prazo de execução da obra é de no máximo 60 dias a partir da assinatura da ordem de serviço.
A obra também contempla sinalização e drenagem pluvial, que é direcionada das caixas coletoras para uma vala existente há mais de 25 anos. Esta vala é coberta por placas de concreto. Devido a problemas na contenção, o município frequentemente precisa substituir essas tampas.
Para mitigar esse problema, serão executadas cortinas de concreto nos pontos onde há caixas coletoras ao longo do bordo esquerdo da via para reduzir o tempo de substituição das tampas. As 21 caixas coletoras da via serão reconstruídas, e o diâmetro da tubulação transversal será ampliado para 300 mm.
Substituição do semáforo por rótula no cruzamento
Além dos constantes buracos em toda a extensão da Rua Aldo Hülse, os moradores reclamam dos transtornos no trânsito, no cruzamento com a Rua João Adolfo Corrêa, próximo à lanchonete Pinguim.
O vereador Gelson Bento (PP) chegou a apresentar um requerimento na sessão da Câmara desta segunda-feira, dia 15, solicitando um estudo de mobilidade urbana para melhorias no trânsito nesse trecho.
Conforme o gerente de Trânsito da Secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio, Charles Conceição, o município quer testar uma rótula no cruzamento, em substituição ao semáforo. “Após o recapeamento asfáltico, será feita a sinalização horizontal e vertical com a instalação de uma rótula provisória para fazermos os testes. Se os motoristas se adaptarem, faremos a implementação da rotatória”, explica.
Além de melhorias de mobilidade urbana no cruzamento, o vereador Gelson Bento ainda sugeriu em seu requerimento a abertura de uma rua na lateral do trilho da FTC, saindo próximo à Cergal.
“Justificou-se a proposição, pois no referido cruzamento há um semáforo que torna caótico o trânsito em horários de pico, ao passo que o referido estudo garantirá a ordem do tráfego e aumentará a segurança no local, que atualmente está comprometida”, destaca o vereador.