Os maiores volumes de chuva são esperados no Litoral Sul e Planalto Sul, com acumulados de 100 a 150 mm neste sábado
O primeiro final de semana de julho será marcado por chuva volumosa e temperaturas baixas em Santa Catarina.
De acordo como departamento de Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a partir da tarde deste sábado, dia 6, e ao longo de domingo, dia 7, uma frente fria trará tempo instável para Santa Catarina, com chuvas persistentes e intensas, resultando em acumulados elevados em diversas regiões do estado. Já o declínio nas temperaturas poderá ser sentido a partir desta sexta-feira, dia 5.
No sábado, as instabilidades se concentram na metade sul, especialmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, e avançam para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte catarinense no domingo.
Os maiores volumes de chuva são esperados no Litoral Sul e Planalto Sul, com acumulados de 100 a 150 mm e pontos específicos chegando a 200 mm, principalmente entre a noite de sábado e a manhã de domingo. Áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, Alto Vale do Itajaí e Litoral Norte devem registrar entre 50 e 75 mm de chuva, enquanto o restante do estado deve acumular de 30 a 50 mm.
Além das chuvas, uma massa de ar frio provoca declínio acentuado nas temperaturas a partir desta sexta-feira, 5, até segunda-feira, 8. As mínimas no amanhecer de sábado ficam entre 4 a 7°C nos planaltos e 8 a 13°C no restante do estado. As temperaturas não devem passar dos 15°C na maioria das regiões devido à nebulosidade persistente durante as tardes deste fim de semana.
Recomendações para a população
Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
Fique atento a inclinação de postes e árvores;
Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
Fique atento a rachaduras em muros e paredes.