Cerimônia de formatura ocorre na próxima terça-feira, no Senac
Protagonistas de suas próprias histórias. Esse tem sido o posicionamento de centenas de mulheres ao concluírem seus primeiros cursos profissionalizantes por meio do programa Tubarão Mais Mulher.
O programa de iniciativa da ex-vereadora Luciane Tokarski foi proposto pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Tubarão e viabilizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e possibilitou o acesso à educação e à qualificação profissional de quase 200 mulheres nos últimos meses.
De acordo com Luciane Tokarski, proponente do programa, o foco era desenvolver habilidades dessas mulheres para melhor inserção no mercado de trabalho, aumentando os índices de educação e empregabilidade através da concessão de bolsas de estudo integrais ou parciais, para qualificação profissional, de curta ou média duração.
Após a conclusão dos cursos, as alunas participarão de uma cerimônia de formatura na próxima terça-feira, dia 10, às 14h, no Senac de Tubarão. “Muitas já estão desenvolvendo seu próprio negócio e convidamos a população a participar deste momento simbólico de novas conquistas para estas mulheres”, convida Tokarski.
Mais de 300 oportunidades
Para a execução do programa, a prefeitura de Tubarão firmou um termo de parceria com o Senac, instituição educacional que executou as atividades pedagógicas.
Ao todo, foram mais de 300 oportunidades de bolsas de estudo para mulheres de Tubarão. Dentre os cursos oferecidos, estiveram: Técnicas básicas de costura; Técnicas de cozinha, salgados e doces; Alimentando com criatividade e saúde; Boas práticas de fabricação e higiene de alimentos; Culinária: sem açúcar, com sabor.
O Senac também ofereceu os cursos de Geração de renda para empreendedores de pequenos negócios; Marketing pessoal: imagem e postura profissional e Técnicas e conceitos sobre o mundo do trabalho.
Os recursos financeiros para contratação das bolsas de estudo e viabilização do programa é originário de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos), solicitada pela ex-vereadora Luciane Tokarski, então Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores de Tubarão.
“Através da educação, da formação profissionalizante e continuada, entende-se que é possível motivar, encorajar e torná-las ainda mais grande em seus feitos, seus projetos e sonhos”, destaca a ex-vereadora, que comemora a evolução das mulheres participantes.