Ao todo, foram mais de 300 oportunidades de bolsas de estudo para mulheres de Tubarão. Cerimônia de formatura reuniu as participantes e autoridades no auditório do Senac
“Foi maravilhoso, aprendemos muita coisa em pouco tempo. Valeu a pena”, diz Natália Resende. A moradora de Tubarão foi uma entre quase 200 mulheres que concluíram os cursos profissionalizantes oferecidos por meio do Programa Tubarão Mais Mulher.
O programa de iniciativa da ex-vereadora Luciane Tokarski foi proposto pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores e viabilizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e possibilitou o acesso à educação e à qualificação profissional.
As alunas participaram da cerimônia de formatura nesta terça-feira, dia 10, no auditório do Senac de Tubarão.
Natália recebeu seu certificado e comemora a capacitação que tem transformado sua rotina. Com os conhecimentos obtidos no curso de culinária e empreendedorismo, ela iniciou seu próprio negócio com a confecção de panetones para a venda neste Natal.
Ela levou algumas amostras para a cerimônia. “Desde o primeiro dia de curso já comecei a produzir. A professora foi maravilhosa e nos encorajou e seguimos com ânimo”, comenta.
As formandas receberam o certificado durante a cerimônia que contou com representantes do Senac, da prefeitura e da Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores.
De acordo com Luciane Tokarski, proponente do programa, o foco era desenvolver habilidades dessas mulheres para melhor inserção no mercado de trabalho, aumentando os índices de educação e empregabilidade através da concessão de bolsas de estudo integrais ou parciais, para qualificação profissional, de curta ou média duração. “Ninguém faz nada grande sozinho. Foram várias pessoas trabalhando pelo mesmo objetivo e estar aqui é motivo de muita alegria”, comemorou Tokarski.
Mais de 300 oportunidades
Para a execução do programa, a prefeitura de Tubarão firmou um termo de parceria com o Senac, instituição educacional que executou as atividades pedagógicas. Ao todo, foram mais de 300 oportunidades de bolsas de estudo para mulheres de Tubarão.
Dentre os cursos oferecidos, estiveram: Técnicas básicas de costura; Técnicas de cozinha, salgados e doces; Alimentando com criatividade e saúde; Boas práticas de fabricação e higiene de alimentos; Culinária: sem açúcar, com sabor.
O Senac também ofereceu os cursos de Geração de renda para empreendedores de pequenos negócios; Marketing pessoal: imagem e postura profissional e Técnicas e conceitos sobre o mundo do trabalho.
Os recursos financeiros para contratação das bolsas de estudo e viabilização do programa é originário de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos), solicitada pela ex-vereadora Luciane Tokarski, então Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores de Tubarão.