O espetáculo busca, por meio da ficção, enfatizar a importância da sala de aula como um espaço de criação e possibilidades
O projeto Ensaios com Escola tem levado arte e educação para diferentes instituições de Santa Catarina e esteve presente recentemente em duas cidades da região Sul: Tubarão e Capivari de Baixo.
O espetáculo teatral Interescolar, criado por professores e artistas da cena com forte vínculo com a educação básica, foi apresentado a estudantes de escolas públicas, estimulando a formação de público e as possibilidades criativas das salas de aula.
A peça Interescolar é uma criação dos professores artistas Túlio Fernandes Silveira e Júlia Fernandes Lacerda, ambos pós-graduados em Artes Cênicas pela Universidade de Santa Catarina (Udesc), que uniram experiência como educadores e estudantes para criar um processo com a escola como tema central, de maneira lúdica e poética.
A peça foca no universo de uma escola na qual uma professora sonha em ser astronauta e embarca em uma viagem de imaginação e descobertas com um de seus estudantes. O espetáculo busca, por meio da ficção, enfatizar a importância da sala de aula como um espaço de criação e possibilidades.
A peça foi recentemente apresentada a estudantes dos anos iniciais da Escola Municipal de Educação Básica Dom Anselmo Pietrulla, em Capivari de Baixo. O espetáculo envolveu cerca de 150 crianças e professores. Em Tubarão, os estudantes do 7º ano da EEB João Teixeira Nunes, vivenciaram a obra.
Após as apresentações, os alunos foram convidados a partilhar suas impressões sobre a peça em uma mediação pedagógica conduzida pelos professores atores, que buscam integrar a obra artística como possibilidade de se pensar a própria escola.
Uma aluna do 7º Ano que assistiu a peça na cidade de Tubarão, escreveu: “O que chamou atenção foi o cenário e a questão do universo por que às vezes parece que a gente está em outro mundo quando entra na sala de aula”.
Interescolar
Interescolar é uma realização do projeto Ensaios com Escola, viabilizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o vínculo entre arte e educação, proporcionando a estudantes e professores uma vivência com o teatro e com a escola de um jeito poético.
A circulação do espetáculo neste ano finaliza com sua última apresentação na cidade de Biguaçu na próxima semana. O projeto pretende circular em outras cidades da região no próximo ano.