As audiências públicas de diplomação serão realizadas nesta quarta em Tubarão, Jaguaruna, Imbituba e Braço do Norte
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) iniciou as audiências públicas de diplomação dos candidatos eleitos no Estado nas eleições municipais de 2024.
As diplomações ocorrem até esta quinta-feira, dia 19, e são organizadas pelas zonas eleitorais responsáveis pelos municípios.
Na região da Amurel, o primeiro município a ter a diplomação foi Imaruí. O evento ocorreu na última quarta-feira, dia 12, com a diplomação do prefeito reeleito Patrick Corrêa (Republicanos), e seu vice, Lucenir Gomes Guterro, o Xereco (União Brasil), e vereadores. O prefeito e vice apresentaram recurso contra a decisão da Justiça Eleitoral que determinou a cassação dos seus diplomas e a inelegibilidade de Patrick para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes ao pleito de 2024.
Nesta terça-feira, dia 17, foi a vez dos eleitos em Laguna e Pescaria Brava serem diplomados. A cerimônia ocorreu no Cine Teatro Mussi, em Laguna.
Já nesta quarta, dia 18, 15 prefeitos eleitos na região participarão da audiência de diplomação. Em Tubarão, a cerimônia será às 15h, no Salão do Júri/Fórum. Serão diplomados os eleitos de Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Armazém e São Martinho.
O prefeito eleito de Tubarão, maior cidade da Amurel, com mais de 110 mil habitantes, Estêner Soratto da Silva Júnior (PL) e seu vice Denis Matiola (PSD) fizeram uma votação histórica na região ao conquistar 73,30% dos votos e serão diplomados junto aos demais eleitos.
Jaguaruna, Imbituba e Braço do Norte
Ainda nesta quarta-feira, dia 18, a diplomação também ocorre na Câmara Municipal de Jaguaruna. Eleitos em Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Treze de Maio, participarão da cerimônia marcada para as 16h. Em Imbituba, a diplomação será na Câmara Municipal, às 15h. Já na comarca de Braço do Norte, os eleitos de Braço do Norte, Grão-Pará, Rio Fortuna, São Ludgero e Santa Rosa de Lima, serão diplomados no Salão Nosso Senhor do Bom Fim, às 16h30.
Prefeito afastado em Sangão será diplomado
O prefeito reeleito em Sangão Castilho Silvano Vieira (PP) está há mais de um mês afastado do cargo por determinação judicial que apura contratação direta ocorrida de maneira irregular relacionada aos serviços de assessoria de comunicação de marketing e gerenciamento de mídias sociais do município. Apesar da determinação, ele será diplomado nesta quarta-feira, dia 18, junto aos demais eleitos na cidade e também será empossado no dia 1º. A expectativa é que retorne à função no início de janeiro. “A princípio, vou ser empossado dia 1º e retorno dia 5”, afirma.
Ao todo, nove servidores municipais foram afastados da função pública, incluindo o prefeito reeleito.