Defesa Civil alerta para agitação marítima com ondas de até 4,5 m em alto-mar no Litoral Sul entre este domingo e segunda-feira
Na manhã deste domingo, dia 30, a orla do Mar Grosso, em Laguna, registrou uma intensa ressaca marítima, o que provocou acúmulo de galhos e resíduos até a estrada. Carros tiveram que desviar com a grande quantidade de troncos e outros objetos que ficaram espalhados no trecho.
Nas últimas horas, a Defesa Civil emitiu um alerta para mar agitado com risco de ressaca entre esse domingo, dia 30, e a segunda-feira, dia 1º.
Conforme o aviso, ao longo deste domingo até a tarde da segunda-feira, a diferença de pressão atmosférica gerada por um ciclone (sistema de baixa pressão) em alto-mar e o avanço de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão) pelo interior do continente favorecem ventos persistentes no mar, aumentando a agitação marítima em quase todo litoral catarinense, sobretudo entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Os ventos de direção sul/sudoeste devem apresentar rajadas em torno de 50 km/h nas áreas costeiras entre Litoral Sul e a Grande Florianópolis, que perdem intensidade ao longo da tarde deste domingo.
Desta forma, são esperadas ondas de direção sul com alturas entre 3,0 m e 4,0 m na costa com picos de até 4,5 m em alto-mar no Litoral Sul e de 2,0 a 3,0 m na região de Florianópolis. A agitação marítima começa a diminuir a partir da noite deste domingo e ao longo da segunda-feira, dia 1º. O risco é alto para ressaca e ocorrências relacionadas a atividades de pesca, navegação e realização de esportes náuticos. “Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia”, orienta a Defesa Civil.