Ações de recuperação ambiental serão anunciadas durante encontro aberto ao público nesta sexta-feira
O município de Tubarão ganhará uma nova ponte, no bairro Campestre, sobre o Rio da Madre. A estrutura deve ser construída na Rua José Heitich, a partir de 1º de dezembro deste ano, com expectativa de entrega em maio de 2025. O investimento será de aproximadamente R$ 1,6 milhão.
O local apresenta obstruções no escoamento, e a ponte será uma das ações a serem adotadas dentro do projeto de enquadramento do Rio Tubarão/Madre.
Uma reunião pública marcada para esta sexta-feira, dia 22, às 19h, no Salão da Igreja Santa Rita, no bairro Santa Luzia, em Tubarão, irá discutir essas ações do projeto.
O encontro, promovido pela Tubarão Saneamento em parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, tem como objetivo apresentar o projeto de enquadramento do Rio Tubarão/Madre e discutir propostas para melhorar a qualidade da água, a fim de promover a recuperação ambiental da bacia.
Entre as ações, destacam-se: alterações nas estruturas de pontes para otimizar o escoamento do rio; limpeza de macrófitas que afetam a qualidade da água; e campanhas de monitoramento ambiental.
Além disso, a Tubarão Saneamento também planeja implementar iniciativas de educação ambiental voltadas ao manejo adequado do esgoto e dos resíduos sólidos.
“Com a execução desses projetos, esperamos um rio revitalizado, com maior fluxo de água e um ambiente mais saudável para toda a comunidade, dentro do prazo planejado. Por isso, participe e faça parte desse momento importante para a nossa cidade”, reforça o diretor da concessionária Tubarão Saneamento, Marcelo Matos.
Baixa qualidade da água
De acordo com estudo realizado, o rio foi compatível com a classe 4, a pior classificação em uma escala de 1 a 4, além de classe especial. Isso significa que a qualidade da água é considerada a mais baixa, conforme a Resolução CONAMA nº 357/2005. Tendo isso em mente, com a execução das ações o objetivo é chegar às classes 2 e 3 ao longo do trecho do Rio Tubarão/Madre até 2042.
“Desejamos expor para a sociedade e entidades quais as ações que serão realizadas em curto, médio e longo prazo. Planejamos melhorar a classificação do rio atual, em relação aos usos prioritários da água. Por esta razão, convidamos a comunidade para prestigiar este momento, visto que é muito importante a comunidade conhecer o que pensamos para o Rio Tubarão/Madre”, enfatiza o presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back.