As temperaturas chegaram a -2°C, em Urupema, na manhã deste sábado
Pela terceira vez em 2025, Santa Catarina registrou neve e chuva congelada no início da manhã deste sábado, dia 9. O fenômeno ocorreu em São Joaquim, na Serra catarinense. A informação foi confirmada pela Epagri/Ciram.
As temperaturas chegaram a -2°C, às 6h, em Urupema, e ficaram entre 0°C e -1°C, às 5h, em São Joaquim, de acordo com o painel da Epagri.
Desde o início da semana, os órgãos de monitoramento do clima no Estado apontavam a possibilidade de neve, que poderia ser registrada na madrugada e na manhã de sábado, em meio ao alerta para declínio acentuado nas temperaturas a partir desta sexta-feira, dia 8.
Essa é mais uma massa de ar frio de origem polar que avança pelo território catarinense. As máximas neste sábado não devem passar dos 15°C na maior parte de Santa Catarina, com temperaturas ainda mais baixas no Meio-Oeste e no Planalto Sul, próximas dos 7°C. Isso porque também há a presença de vento sul, o que deixa a sensação térmica ainda mais baixa no Litoral.
Confira a previsão para o fim de semana
O sábado, dia 9, começa com frio em toda Santa Catarina, com o avanço de uma massa de ar seco de origem polar. Durante a tarde, o sol passa a predominar em todas as regiões, mas ainda assim as temperaturas não sobem e as máximas não passam dos 10°C em grande parte do estado, sendo que na Serra não passam de 5°C. No Litoral se aproximam dos 15°C.
O mar permanece agitado, com ondas de sul entre 2,5m e 3,0m. O risco segue moderado para ocorrências associadas à agitação marítima e alagamentos costeiros nas áreas mais suscetíveis.
No domingo, dia 10, o frio intenso se mantém em Santa Catarina, com temperaturas mínimas abaixo de 5°C na maior parte do estado e atingindo valores negativos nas regiões mais altas entre o Meio-Oeste e os Planaltos. No Litoral, as mínimas variam entre 4 e 9°C. Há condições favoráveis para formação de geada ampla no estado.
O risco é moderado a alto para desconforto térmico, doenças cardiorrespiratórias, hipotermia e congelamento de pistas, principalmente nas primeiras horas da manhã e à noite.
As máximas à tarde variam entre 10 e 15°C na maior parte do estado e se aproximam dos 20°C no Litoral. O mar segue agitado, com ondas de sul/sudeste entre 2,5m e 3,0m, diminuindo no final do dia. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima e alagamentos costeiros nas áreas mais suscetíveis.