Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
14 °C
COTIDIANO

SC Transplantes: Doadores e profissionais de saúde são homenageados em sessão especial na Alesc

Evento proposto pelo deputado Estêner Soratto foi marcado pela emoção no plenário da Assembleia Legislativa

23/11/2024 12h06 | Por: Redação Folha Regional
Solon Soares/Agência AL/Divulgação/Folha Regional

A noite desta sexta-feira, dia 22, foi marcada na Assembleia Legislativa pela homenagem à Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), que comemora 25 anos de atuação no mês que vem. Para marcar a data, o Parlamento realizou sessão especial, proposta pelo deputado Soratto (PL).

No evento, realizado no Plenário Deputado Osni Régis, sob forte emoção, foram homenageados profissionais de saúde, famílias doadoras, transplantados e instituições envolvidas com a causa.

"Com coragem e generosidade, a SC Transplantes tem transformado vidas e dado esperança a milhares de pessoas. Os profissionais envolvidos são verdadeiros heróis cujas ações muitas vezes são silenciosas, muitas vezes responsáveis por milagres diários", afirmou Soratto. "A doação é um ato de altruísmo puro. É um gesto que reflete o melhor da humanidade, que é a capacidade de olhar para o próximo, de estender a mão."

Joel de Andrade, coordenador da SC Transplantes, destacou a participação de todas as pessoas envolvidas no trabalho de captação de órgãos e transplante, desde os profissionais de saúde até os responsáveis pelo transporte dos órgãos.

"As palavras são gratidão e muito obrigado a esses profissionais que são bravos e desenvolvem um trabalho exemplar e que nos coloca em uma posição de destaque do Brasil e no mundo", disse Andrade. "A doação de órgãos não é uma causa. É um problema de saúde pública e tem que ser enferntado com gestão de saúde profissional e adequada."

O coordenador destacou a importância da educação dos profissionais de saúde que lidam com os familiares no momento da doação. Ressaltou, ainda, que a SC Transplantes se transformou em uma política de Estado, independente do governante que está no poder.

"Todas essas homenagens de hoje são justas e merecidas", declarou. "Quando eu tinha 12 anos, queria ser médico para poder mudar alguma coisa no mundo. Estou muito feliz por fazer parte disso tudo."

Acolhimento

Andreza Regina dos Santos é mãe de Wesley, que faleceu há dois anos em um acidente de moto. Ela emocionou o público que acompanhava a sessão ao relatar o momento em que decidiu pela doação dos órgãos do filho e sobre o acolhimento que recebeu dos profissionais de saúde.

"Eu nunca me senti tão acolhida naquele momento", recordou. "Fiquei durante dois dias brigando com Deus porque eu queria que Ele fizesse um milagre para que meu filho não tivesse sofrido aquele acidente. Mas isso não aconteceu. Quando a notícia da morte dele chegou, eu estava tão protegida por aquelas pessoas. Não me lembro dos rostos, só lembro que todos foram maravilhosos. E eu queria ter a oportunidade de agradecer em público pelo trabalho de vocês, que faz muita diferença."

O fotógrafo Antônio Carlos Mafalda passou por um transplante de fígado, há quase 10 anos. Desde então, engaja-se em ações para incentivar a doação de órgãos. "Eu queria dizer tanta coisa, mas é um momento tão nobre, que são poucas as palavras para serem usadas. E a maior delas que eu tenho é gratidão, por quem me doou um órgão e por aqueles que receberam", disse.

As autoridades que participaram da sessão destacaram a importância do trabalho desenvolvimento pela SC Transplantes e o fato dele ocorrer por meio do Sistema Única de Saúde (SUS). Participaram da sessão o secretário de Estado da Saúde, Diogo Silva, a ex-secretária de Estado da Saúde e deputada federal Carmem Zanotto (Cidadania-SC), a desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) Janice Goulart Ubiali, o procurador do Ministério Público Estadual Durval da Silva Amorim, e a coordenadora-geral de Transplantes do Ministério da Saúde, Patrícia Freire.

A solenidade também contou com a presença de Beatriz Domínguez-Gil, diretora-geral da Organização Nacional de Transplantes (ONT) da Espanha, país referência em doação de órgãos. Ela elogiou o trabalho desenvolvido pela SC Transplantes e o atribuiu ao sistema público de saúde e à solidariedade do povo catarinense.

"Isso não seria possível sem um sistema de saúde público potente, que sabe responder às necessidades sanitárias de sua população", disse. "Cada vez que ocorre uma doação, que se realiza um transplante, isso nos recorda o tipo de sociedade que somos: generosa, responsável e que não dá as costas à dor alheia. Isso diz muito do Brasil e do povo de Santa Catarina."

A sessão especial terminou com um longo e emocionado aplauso às famílias de doadores e aos pacientes transplantados, proposto pelo coordenador da SC Transplantes. "A mensagem que vocês passam é inestimável para a sociedade", afirmou Andrade.

Homenageados:

Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes)

Organização Nacional de Transplantes da Espanha

Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde

Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc)

Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen)

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC)

Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC)

Hospital Santa Isabel de Blumenau

Carmem Zanotto, em nome dos ex-secretários de Estado da Saúde

Andreza Regina dos Santos, em nome das famílias doadoras de órgãos

Antônio Carlos Mafalda, representando os pacientes transplantados

Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO)

Walter Duro Garcia

Instituto Nacional Central Único Coordenadção de Ablação e Implante

Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC)

Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)

Carmen Segovia Gomez

Joana Silveira Pamplona

Juliano Peters

Jussara de Lima

Lourdes de Costa Remor

Mauro Rafael da Igreja

Selma Lore

Silvana da Silva Wagner

Vilson Alberti Santin

Irmã Enedina Sachetti (in memoriam)

Lúcio José Botelho (in memoriam)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!